Aula de Fotografia Parte 1

Fotografia

Olá! Para ajudar as blogueiras e as pessoas que querem fazer fotos melhor ou só entender um pouco mais de fotografia resolvi fazer uma Aula de Fotografia, e sem cobrar nada hein?
Já estava fazendo mas focado para Bonecas no meu outro blog Back2Barbie, mas agora farei aqui no meu blog de maneira mais abrangente.

Fiz um vídeo, meu primeiro vídeo, me introduzindo e também falando um pouco desta aula, confiram:

Primeiro vou explicar um pouco da diferença entre as câmeras. Existem as câmeras Analógicas e as Digitais. As analógicas são as que usam filme, vou falar muito rápido delas já que a maioria usa digital. Existem vários tipos de câmeras fotográficas analógicas, mas basicamente elas se categorizam pelo tamanho do filme que elas utilizam. Existem as câmeras de pequeno formato, que utilizam filmes de 35mm, aquele filme normal que compramos em qualquer lugar. Existem também as câmeras de Médio Formato, que utilizam filmes maiores como os de 120mm, e também as câmeras de grande formato, que utilizam filmes grandes como 20x25cm. Dependendo do tamanho do filme, as imagens produzidas serão melhores, pois quanto maior o filme mais detalhe ele irá capturar.

cameras

Vamos falar sobre as Câmeras Digitais apenas. Dentre elas existem atualmente 5 tipos diferentes: Câmera de Celular, Câmera Point & Shot (mire e dispare), Híbridas, Câmeras DSLR e Câmeras DSLR Full Frame. E qual seria a diferença entre elas? Bom a maior diferença a começar seria o SENSOR. Já que estas câmeras são digitais, elas não utilizam filmes para fixar a imagem, mas sim um sensor. E assim como os filmes possuem diversos tamanhos.

Para começar temos o sensor minúsculo que vai dentro do celular, este censor é bem pequeno e apesar dos MegaPixels você pode ver que o “Filme” é pequeno. Depois temos as Point & Shot Cameras, que tem um sensor pequeno também mas ainda um pouquinho maior que o sensor das câmeras de celulares podendo produzir uma imagem com mais detalhes. Já acima delas temos as novas câmeras Híbridas ou Mirrorless (sem espelho), que são câmeras pequenas, do tamanho de uma Point&Shoot porém elas trocam as lentes algumas tem sensores pequenos e outras já dispõe de sensores ASP-C mas não apresentam muitas opções manuais, a maioria é totalmente automática. Já as DSLR (Digital Single Lens Reflex) são as câmeras que trocam a lente, tem um espelho interno que reproduz no visor ocular exatamente o que ela vai fotografar pela lente. Este espelho levanta quando clica o botão para que a imagem venha para o sensor. Geralmente semi-profissionais, com sensor maior chamas ASP-C podendo ser totalmente manual. E acima temos as DSLR Full Frame, câmeras profissionais, que tem o sensor do mesmo tamanho do filme de 35mm. Existem sensores maiores, de câmeras de médio formato, mas não vou entrar em detalhes afinal são extremamente profissionais e custam em à partir de 30.000 dólares.

Podem ver que nas duas últimas câmeras, como a lente é removível é possível ver o tamanho do sensor. O que produz uma imagem melhor.

sensores

E para provar isso, fotografei a mesma boneca com as mesmas configurações nas 4 câmeras acima. O iPhone não dá para regular então parti dele, ele faz tudo automático, então ele regulou a luz para:
F 2.2
Velocidade 1/25
Iso 320

Nas outras câmeras que possibilitam a regularem manual, inclusive a Point&Shot que tem o modo manual fiz a mesma foto para poderem ver a diferença isso em 100% Por favor clique na imagem para ver maior. Dei um “crop”no rosto da boneca para vocês poderem ver a diferença no sensor. Parece que quando você tira a foto e a vê no celular ela está linda e perfeita? Mas já baixou ela para o computador e viu em 100%? Você verá que a foto parece que foi pintada à guache.
Na Point & Shot que tem o sensor um pouco maior, a qualidade melhora um pouco, já nas DSLRs que o sensor dobra de tamanho a foto já tem muito mais detalhes. Repare na linha do cabelo.
A última foto fiz com a Canon Full Frame 5DMII, pode-se notar a perfeição da linha do cabelo. Lembrando que todas estão sob as mesmas condições de luz, uma luz comum Halógena vinda do lustre do teto. Não estou me referindo aqui a cor ou luz da imagem para que fique bem claro, mas aos detalhes de cada uma.

sensoresdolls

 

Mega Pixels:

Mas e o tal dos Mega Pixels? Todo mundo acha que quanto mais Mega Pixels melhor não é? Errado! Na verdade ninguém sabe o que é e acaba comprando gato por lebre. Mega Pixels nada mais representam que o tamanho de sua foto no computador. Vamos entender melhor. A tela do computador é formada por pixels. Aqui não existe milímetros ou centímetros, mas sim Pixels. Já experimentou aumentar demais uma imagem e ver que ela fica cheia de quadradinhos? Cada quadradinho representa 1 px.

pixels
Atualmente as câmeras oferecem uma gama de mega pixels muito bons, e não é preciso ter tanto assim. Defina qual será sua prioridade para definir os Mega Pixels.

1. Sua foto é para Internet (não precisa de muitos Mega Pixels) 1.2MP já é suficiente.

2. Sua foto vai ser impressa 10×15 2MP são suficientes.

3. Sua foto será impressa como poster 20×30 8MP são suficientes

4. Sua foto será um quadro de 1m 15MP ou mais.

Então para quê comprar aquela câmera que tem 40MP? Quer fazer um outdoor? E sabe qual é o maior problema disso? É que quanto maior a imagem, mais espaço de memória no seu cartão, computador ou celular ela vai ocupar.

No próximo post falarei sobre as câmeras compactas, ainda há muito o que falar sobre câmeras para entender melhor.

Previous Story
Next Story
  • danihofstadter

    Muito legal seu post sobre fotografia! Mal posso esperar pelo próximo, estarei sempre acompanhando!

    • Patty

      Eba! Que bom! Fico super feliz!!!

  • Ariana

    Nossa adorei o post, realmente achava que o megapixel era importante e vi que não é bem isso. Fico aguardando os próximos posts 🙂
    bjs
    Ari

    • Patty

      Oi Ari! Que legal sua visita aqui no meu blog! Fico super feliz!
      Pois é todo mundo pensa que quanto mais Mega Pixel melhor, e na verdade só esta fazendo uma foto gigante que só vai ocupar memória. Mas nos próximos posts vou passar um pouco mais de informação que realmente importa que faz diferença na câmera para escolher.

  • Camilla Goncalves Guimaraes

    Gostei bastante. Tenho um blog sobre moda e afins e precisava ler mais sobre fotografia. tks.. Me visita lá.. http://www.blogdacamilla.com.br bjs

    • Patty

      Obrigada Camilla, que bom que gostou do post, continue acompanhando para poder aprender mais!

  • Claudio Germano

    Oi…

    Gostei muito do poste sobre fotografia e estarei aguardando os proximos.
    Muita sorte.
    Parabéns..

    • Patty

      Puxa que honra você por aqui Claudio! Fiquei muito feliz com a vista! Obrigada querido!

  • Gabriela Goulart

    Oi Patty! Adorei seu vídeo. Nem parece que foi o primeiro, você foi bem didática. Amei sua coleção de câmeras, as Dianas são tão fofinhas! Realmente você tem uma linda coleção 🙂 eu só tenho uma Canon 1000D, ou seja, a mais furrequinha das DSLRs da Canon. Depois de mais de um ano com ela, já sinto a necessidade de uma melhor, de preferência que filme. Agora só falta escolher e juntar o money! Ah, seu post escrito também ficou muito legal, adorei a comparação dos detalhes da Barbie! Não sabia da sua coleção de Barbies e achei incrível! Ufa, é isso! Beijos 🙂

    • Patty

      Que bom que curtiu o vídeo Gabi! Fico feliz! Legal que vc já tem uma DSLR, já é um bom começo! Mesmo que seja básica ela já ajuda bastante. É só ter algumas lentes legais. Dá para fazer ótimas fotos. Pois é eu testei fotografar batons, e esmaltes, mas não tem tanto detalhe quanto a boneca, nela ficou mais visível os detalhes nas fotos! 😉

      • Gabriela Goulart

        Ah sim, é verdade! No momento estou pensando em comprar uma 50mm mesmo que é bem baratinha e bem tranquila de usar pra blog, depois arranjar uma câmera que filme pra ver se eu crio coragem igual você e faço vídeos!

        • Patty

          Super indico comprar uma 50mm. Compensa muito! Tenho uma e adoro. Pode ser um pouco difícil de usar no começo, mas é só treinar fazer o foco que dá certo! 😉
          Ah sim aí precisa de uma câmera que filme, as novas Rebels todas filmam e são ótimas!

          • Gabriela Goulart

            Pois é, aí eu vou providenciar essas duas compras 🙂 beijos!

  • Aula de Fotografia Parte 2 | Patty

    […] Quem não viu a primeira aula, clique aqui. […]

  • Vânia Luz

    Há alguns anos atrás eu já tinha assistido a uma programação que falava sobre o não tão importante mega pixel da câmera.
    Muito útil seu post.

    • Patty

      Pois é Vânia! Continue acompanhando a aula para ver o que importa de verdade!!

  • Aula de Fotografia Parte 3 | Blog Patty.net.br

    […] primeira parte da Aula, expliquei um pouco a diferença das câmeras, se você perdeu clique aqui para ler e ver o […]