Aula de Fotografia Parte 2

Fotografia

Para a segunda aula de Fotografia, vou falar um pouco de como se forma a fotografia. Acho que é mais importante do que falar de câmeras compactas, então vamos a esta aula!

Fiz um vídeo ilustrando tudo, mas completo o artigo com o texto abaixo e as imagens de exemplo também!

Bom a fotografia é composta por luz. O que captamos é a luz que está sendo iluminado tal objeto. Uma boa iluminação é a melhor maneira de fotografar! Geralmente quanto mais luz melhor sairá sua foto.

Mas vamos falar um pouco sobre a câmera que é nosso instrumento de trabalho. A câmera fotografica capta a luz e registra a imagem no filme ou no sensor no caso das câmeras digitais. E para captar esta imagem ela tem opções para poder captar mais ou menos luz: Velocidade, Abertura e ISO.

Princípios da Fotografia

VELOCIDADE

Seria em relação ao clique, quando o obturador abre, ele pode permanecer mais ou menos tempo aberto. No momento em que você pressiona aquele botaozinho, se a velocidade que a câmera estiver configurada for baixa, consequentemente ela captura mais luz, por ficar mais tempo exposto e a foto fica mais clara, até aí tudo bem, ótimo! Mas sabe qual é o problema? Quanto mais tempo ela ficar aberta, mais haverá a possibilidade de “tremer” a foto ou que algo mexa, caso seja uma pessoa. Portanto quando a velocidade for baixa é preciso colocar sua câmera num tripé. Super recomendado para fotografar nossos produtinhos de beleza em uma luz que não é tão clara. Ao contrário de fotografar gente que só de respirar já estão se mexendo. O gráfico abaixo mostra a quantidade de luz X a velocidade. Existem velocidades mais baixas que 1/30! São elas: 1/15, 1/10, 1/6, 0″6, 1″, 2″ etc… e tem os quebrados também entre cada uma dessas velocidades existem outras dependendo do modelo da câmera. Veja as fotos do quadro abaixo, na primeira usei velocidade 1/200 mas como entra pouca luz não dá para ver nada! Já na última usei 1″ o que deixa o obturador aberto durante 1 segundo inteiro, passando mais luz, mas o que leva a borrar caso  objeto esteja em movimento. Causei  o movimento propositadamente pois minha câmera estava num tripé. Mas é possível fotografar bonecas nessa velocidade baixo contanto que sua câmera também esteja num tripé!

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR.

velocidades

Veja abaixo na prática a diferença da luz:

velocidadesDOLLS

 

ABERTURA

Já viram aquele número F2.0, F3.5 na frente da lente da sua câmera? Pois é F significa o tamanho da abertura de sua lente. Quanto menor o número melhor, mais clara e consequentemente mais cara será a lente. E o que isso significa? É o tamanho da abertura do seu diafragma. Quanto maior a abertura, maior a luz que passa por ele. Certo, ótimo então vou comprar uma câmera com lente F2.0. OK, o problema é que elas são bem mais caras. E elas tem menor profundidade de campo. Uma coisa que nós fotógrafos gostamos muito que é fazer o desfoque do fundo. Já viram isso em fotos? Pois é, quanto maior a abertura (menor o número F), mais borrado ficará seu fundo ou tudo que estiver em segundo plano.  O gráfico abaixo mostra como são as aberturas e a quantidade de luz:

aberturas

Agora na prática o que significam essas aberturas?
Como pode ver quanto mais aberta (menor o número F), mais claro, mais luz passa, e menor a profundidade de campo. Como dá para ver a segunda boneca e a terceira já ficam bem borradas, já nas últimas mesmo estando bem escuro por passar pouca luz, dá para notar que o rosto está mais nítido das outras bonecas

aberturasdolls

ISO

Essa terceira opção para regular sua câmera significa a sensibilidade do “filme”. Na época do filme, haviam ISO100, ISO400, ISO800, e como o filme era feito de partículas de prata, para a prata receber esta sensibilidade à luz, ela era feita assim quanto menor o ISO menor os grãos de prata, mas menor a sensibilidade do filme quanto a luz. Porém o que ocorria ao usar o ISO 800? A foto fica granulada devido às partículas de prata serem maiores. E isso veio para a fotografia digital também. Quando usamos o ISO100 que é o mais indicado, sua foto em 100% ficará lisa, sem grãos, mas e quando você está em casa e quer fotografar? Perceba que ao subir o ISO sua foto ficará mais clara, mesmo sem o uso de Flash, ela pode até ficar bonitinha no visor de sua câmera, mas ao aumentar em 100% a visualização você verá o chamado Ruído, que é aquela porosidade. Reparem nas fotos abaixo, como em ISO100 a qualidade é melhor, mas mais escura, e com ISO3200 a foto fica bem mais clara porém surge o ruído. As câmeras mais modernas cada vez mais vem melhorando a questão do ruído nas imagens.

ISO

Já explicadas essas 3 ferramentas só vou acrescentar aqui uma coisinha em relação à lentes, pois muita gente não sabe o que é aquele número ex: 50mm.

Esta é a distância focal da lente. A distância que esta a câmera em relação ao objeto a ser fotografado.

Se ela é 18mm é uma Grande Angular, onde poderá fazer uma foto mais aberta. Ou se quiser fazer um close você deverá se aproximar mais do objeto. Nesse ponto a Grande Angular tem um problema pois ela distorce a imagem. Geralmente os cantos ficam arredondados, caso seja um retrato de uma pessoa verá que o rosto ficará deformado.

Os 50mm equivalem ao nosso olho em uma câmera FullFrame (35mm de filme). Afastar mais um pouco do objeto para fazer a mesma foto em close. Em uma câmera APS-C esta é uma ótima distância para fazer um retrato, pois ela não será mais 50mm, mas passa a ser uma 80mm. A diferença entre o tamanho do sensor na FullFrame e nas câmeras APS-C também se dá em realção às lentes, pois como na FullFrame o quadro é maior a lente tem o tamanho equivalente correto, já na APS-C usando a mesma lente por ser um sensor menor ele terá um fator de corte. Nas Canons este fator é de 1.6, ou seja, uma lente de 50mm x 1.6 passa a ser 80mm. Mas isso não é bom nem ruim, é só entender que para fazer uma foto mais aberta em uma camera APS-C é bom procurar por lentes que cheguem a 18mm pelo menos. Ou você vai ter de se afastar bastante em relação ao objeto a ser fotografado.

E uma lente 85mm ou 105mm ou maior é uma lente Zoom que trazem para perto sua foto. Afastar mais ainda em relação ao objeto.

Muitas lentes compreendem 18-105mm, são lentes Zoom e práticas. Mas algumas lentes profissionais são fixas, não tem zoom e portanto você que deve se afastar ou se aproximar da boneca.

PS: Quanto maior a distância focal ela também contribui para o efeito “bokeh” (borrado) do fundo. Como dá para ver na última foto, o fundo ficou bem borrado apesar da abertura ser igual em todas as fotos.

distancia-focal

Bem esse foi um resumo explicado com bonecas para entender um pouco de LUZ e como ela influencia sua foto.

É claro que se você quer usar uma determinada abertura para borrar o fundo basta compensar nos outros fatores, baixar o ISO, subir a velocidade, para que sua foto fique perfeita. Nesses “erros” quis mostrar a luz e também um pouco do efeito diferente que dão.

Espero que tenham entendido um pouco mais sobre fotografia e como compensar a luz para poderem decidir por sua próxima câmera. Se tiver ainda alguma dúvida deixe aí nos comentários!

Quem não viu a primeira aula, clique aqui.

Previous Story
Next Story
  • danihofstadter

    Adoreeeeei a segunda aula, muito boa! Parabéns!

    • Patty

      Eba! que bom que gostou, deu pra aprender mais um pouquinho né?

  • Diise

    Que incrível!
    J´marquei teu vídeo para assistir mais tarde!
    Muito útil lindona!
    Beijos

    http://www.utilidadebobagem.com/

    • Patty

      Que legal Diise! Obrigada pela visita, tomara que goste do vídeo!
      Bjs!!

  • Gabriela Goulart

    Professora Patty! Adorei a aula hihi achei vc muito didática e as fotos são bem fáceis de ver o que você tá dizendo. Mais uma vez seu vídeo ficou ótimo! Eu mesma não tenho tripé e pra fazer umas fotos legais de noite eu tenho uns truques tipo colocar temporizador 2 segundos pra quando eu clicar a câmera não tremer… Prender a respiração na hora, apoiar o cotovelo e.. paciência hahaha mas assim na velocidade de 1″ já dá pra fazer uma foto legal. Outra coisa que eu preciso no tripé é pros looks do dia e pra fazer foto das unhas, da última vez empilhei vários objetos pra câmera ficar no ângulo mais ou menos certo hahahahahah então minha lista de compras é o tripé e também uma 50mm 🙂 coisas básicas, né? 50mm pra blogueira pra mim é uma coisa fundamental, justamente pra fazer essas fotinhas de batons, esmaltes, olho, etc! UFAS! Terminei. Parabéns pela paciência em ensinar a gente! Beijos!
    PS: Suas bonecas são lindasssssssssss!

    gabigoulart.com

    • Patty

      Que bom que gostou Gabi! Obrigada, sim precisa de um tripé e a lente 50mm 1.8F. É ótima mesmo, apesar de ser bem amadora dá para o gasto e faz um bokeh lindo! Além de ser uma lente compacta e leve.

  • Ariana

    Amei a aula mais uma vez, pra mim ainda é tudo muito complicado, eu sou bem leiga no assunto e ainda tenho dificuldades mas suas aulas estão me ajudando muito!
    bjs
    Ari

    • Patty

      Oi Ari! que bom que gostou da Aula, continua assitindo que você vai entender cada vez melhor para fazer fotos melhores ainda!!

  • Aula de Fotografia Parte 3 | Blog Patty.net.br

    […] mais novas, que melhoraram muito o sistema de ruído no ISO. Não sabe o que é abertura, e ruído? Clique aqui e leia o post número […]

  • Cristina

    Oi Patty,
    Nossa como estou feliz de ter encontrado você no Instagran, estou iniciando na fotografia e tenho visto vários cursos e na grande maioria a didática é meio cansativa. O teu vídeo é ótimo você explica de uma forma bem clara e prática, algumas coisas que ai da me confundiam ficaram bem claras agora. Espero que continue com as aulas por que vai me ajudar muito. Obrigada. Bjs.
    P.S as bonecas são um charme kkk

    • Patty

      Puxa obrigada Cristina, fico feliz que minhas aulas estejam te ajudando, quis mesmo fazer uma aula mais simples e mais fácil para pessoas comuns entenderem. Que bom que gostou das bonecas!