Aula de Fotografia Parte 3

Fotografia

A terceira aula de Fotografia vai ser sobre Câmeras Compactas! Para quem só tem a câmera compacta ou câmera de celular para fazer suas fotos, vamos aprender como usar suas melhores ferramentas para poder melhorar a qualidade das suas fotos. Vamos aprender como lidar com a luz e procurar as melhores formas de captá-la!

Na primeira parte da Aula, expliquei um pouco a diferença das câmeras, se você perdeu clique aqui para ler e ver o vídeo.

O vídeo abaixo vai ajudar mais vocês!

A melhor luz é a luz natural! Se tiver uma janela grande por perto será a sua melhor opção! E se por ela não entrar luz direta do sol, apenas uma luz indireta melhor ainda! Ou se tiver cortinas brancas levemente transparente, tipo aquelas de voal, perfeito, pois quando estiver batendo sol direto é só fechar a cortina que você terá uma luz perfeita para fazer suas fotos de produtinhos de maquiagem ou mesmo de seus looks do dia! hehe. Mas lembre-se que é preciso você estar de frente para a janela, e sua câmera entre você e a janela.

Pela manhã cedo até umas 10h da manhã a luz natural é mais azulada, já no final da tarde, depois das 16h ela passa a ser mais quente, mais avermelhada, nesse caso ela vai ficar mais escura também.  Para fotografar em casa a luz durante o dia entre as 10h e as 16h é melhor, para fotografar fora, pela manhã a luz é mais suave e a tarde vermelha também bem suave. Durante o dia todo ela se torna mais dura especialmente se não tiver nuvens no céu.

A foto abaixo fiz entre 13h-15h. O dia estava levemente nublado, então abri a cortina e veio esta luz linda e difusa para iluminar esta boneca.

Vejam que as sombras são bem sutis, não tem aquelas sombras duras. E essa foto eu tirei com aquela câmera de 4 MegaPixels da Sony que mostro no vídeo, e em modo AUTOMÁTICO!

Touch Of Seduction 007

Nesta condição de luz, as câmeras compactas se dão bem, pois a luz externa é bem clara. Algumas dispoe de uma função de foco com toque e assim é só tocar onde você quer dar o foco e ele também pode calcular a exposição da luz apenas naquele ponto através da opção Spot Meter que alguns modelos dispoe. Esta função serve para sua camera ler a luz apenas em um determinado ponto, geralmente no centro da tela, caso tenha áreas mais escuras, ou mais claras ela irá considerar apenas a area central, podendo deixar as outras áreas mais escuras ou mais claras pois não serão consideradas na leitura da luz. Já se colocar na função para ler o quadro todo, a câmera fará uma medição geral e tentará encontrar um equilíbrio entre a cena. Isto não é bom nem ruim, só depende do que você quer fotografar. Por exemplo se você está num lugar muito escuro, ela irá clarear a cena toda, mas por exemplo caso esteja você de branco numa luz boa, mas o seu fundo é preto, nesse modo ele vai clarear tudo para chegar num meio termo, com isso você e sua roupa ficarão “estourados”. Então a opção Spot Meter depende do que você quer fazer.

No iPhone, se você quer que ele calcule o foco e a luz de um determinado ponto na tela, como seu rosto por exemplo é só tocar na área do rosto para ele calcular melhor a luz e o foco.

medidas

E quando não tenho a luz do dia disponível? O melhor é usar luz branca, luz fluorescente, além de ser econômica sua câmera conseguirá ler melhor a cor, o tão temido White Balance! Balanço de Branco, que faz com que a cena fique amarela ou azulada. Usando somente luz branca o resultado é melhor e mais claro, quando mais luzes brancas ou frias tiver melhor.

E por fim, se está muito escuro sua cena, não consegue dispor de pelo menos 4 lâmpadas brancas para iluminar bem o local, coloque usa camera em um tripé, pois com certeza ela irá baixar a velocidade para receber mais luz.

E para quem quer comprar uma câmera compacta? Qual é a melhor? Bom isso depende! O meu melhor conselho é buscar uma câmera que tenha um ISO alto, como 3.200 ou superior, tenha a função Manual, e procure pelo número F na frente da lente por exemplo 1:2.0 – 5.9 ela começa em F2.0 que é uma ótima abertura. Se ela começar em 3.5-5.6 por exemplo já é uma abertura regular, já é uma lente mais escura. Também aconselho buscar câmeras mais novas, que melhoraram muito o sistema de ruído no ISO. Não sabe o que é abertura, e ruído? Clique aqui e leia o post número 2.

Espero ter ajudado mais um pouquinho para melhorar a qualidade das suas fotos!

Ficou com alguma dúvida? Pode deixar aí nos comentários que tentarei ajudar! Ah e passa lá no meu Canal do Youtube e assina!

PS: A Boneca acima é uma criação exclusiva que fiz em 2006. Ela foi vendida e mora com algum colecionador muito feliz!

Previous Story
Next Story
  • danihofstadter

    Puxa, amei esse post e o vídeo, super explicativo! Vai ajudar muita gente que está em dúvida para comprar uma câmera! A parte que você dá as dicas do que é importante procurar em uma câmera compacta (que não é megapixel), foi bárbara! Mal posso esperar pra ver o próximo post e vídeo!

    • Patty

      Obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado bastante do vídeo! Viu que a sua câmera apareceu por lá? É uma camera top compacta!

  • Martha de Paula

    Adorei! Aprendi muito. Vou continuar acompanhando porque não sei nada de fotografia. Nossa essa foto dessa boneca ficou maravilhosa! E tem certeza que é só essa luz natural que vc fala? Duvido que eu consiga tirar uma foto assim com meu celular!

    • Patty

      Obrigada Martha! Que bom que gostou do post. Espero ter ajudado. Ah foi sim com aquela segunda câmera que eu mosto no vídeo, para você ver o que a ABERTURA (F) faz toda a diferença na hora de fotografar.
      Pode ser que com o seu celular você não consiga a mesma qualidade de imagem, afinal a lente da câmera que utilizei é Carl Zeiss abertura 2.0f Mas utilizando a luz Natural da forma que explico no vídeo com certeza mesmo com seu celular suas fotos vão melhorar bastante! Faça o teste e depois me mostre! Vou adorar ver! 🙂

  • Gabriela Goulart

    Ó QUÉ QUÉ ISSÓ????? Câmera com disquete? Que loucura, juro que dessa eu nunca tinha ouvido falar!! Lembro que quando as câmeras compactas começaram a se popularizar, minha mãe tirou uma foto da família e minha tia pediu pra tirar mais uma pra ela levar pra casa hahahaha e meu pai, que eu peguei a câmera dele e tinha mil fotos borradas.”Pai, por que vc não apaga essas fotos?” e ele “uai filha, dá pra apagar?” hahaha tem mais uma ainda: eu queria comprar um flash externo pra minha dslr e minha mãe “quantas poses ele dura?” ai como eu amo esses foras que gente mais velha dá hahaha é muito divertido e daqui uns anos serei eu a monga diante das próximas gerações! Mudando de assunto sem mudar de assunto, adorei a dica da luz. Meu quarto tem exatamente essa cortina branca, sheer e tal, fica lindo qdo fecho só ela. Adorei a dica de fotografar no mesmo nível. Essa da pessoa eu já tinha visto a mulher falando que quando alguém vai tirar foto dela, ela arruma a câmera na mão da pessoa como se ela fosse um tripé! hahaha e eu sempre achava que tinha que tirar meio que de cima 🙁
    Minha irmã usa o negócio de foco/medir a luz pra clicar no lugar mais escuro da foto pra ela ficar mais branca hahaha cada um com suas prioridades ne?
    Minha primeira câmera compacta era uma Canon. Antigona, vc arrastava a “portinha” da lente pro lado. Ela era 1.2 mp e dava um banho de qualidade na Britania que eu tinha (horrorosa, quem mandou comprar câmera de marca de liquidificador???).

    Por último mas não menos importante, adorei o background do seu vídeo, é um biombo? Muito chique!

    Essa Barbie é um luxo e estou ansiosa pra próxima aula! Desculpa o textão, eu vou vendo o vídeo e escrevendo hahaha beijos!!

    • Patty

      Hahaha pois é! Camera com disquete! Essa foi a minha primeira digital! E eu guardo com carinho na minha coleção, mas ela fazia fotos muito ruins! Era melhor fotografar com filme e escanear! haha
      Mas foi um achado pois eu precisava postar fotos das minhas bonecas OOAK para vender online e esta camera ajudou muito.
      Foi mesmo uma revolução né? Antes não dava para apagar, tirou, já era! haha hoje é tão prático, mesmo assim sinto falta do filme e uso quando dá.
      É isso aí tem que fotografar no meio da pessoa, essa mulher aí está certa! haha! Eu faço isso também. Mas só com quem conheço né!
      Ah sua irmã usa nas necessidades dela, também funciona ao contrário! Mas talvez fique borrado no rosto dela. Tem gente que usa essa técnica para amenizar rugas também. Deixar mais borrado no rosto!
      Nossa Britania! hahaha marca de liquidificador memso!
      Sim é um biombo estilo japones da Tok Stok que comprei para fazer um ensaio e acabou sem uso! Achei que ia ficar melhor do que a parede do quarto! rs. e também dá mais espaço para filmar.
      Obrigada Gabi! Adoro seus comentários!

      • Gabriela Goulart

        Hahaha é verdade, eu nunca tive câmera de filme (minha família nunca foi de guardar as coisas, lembro que minha avó tinha uma Polaroid e acho que ela jogou fora!) mas morro de vontade de ter. Pena que não é tão acessível por causa dos filmes, porque o efeito da foto é a coisa mais linda. Hahaha sim as vezes fica sem foco! Esse biombo é lindinho!! Beijos :))

  • Camila Faria

    Sou muito fã de luz natural Patty, acho que todas as fotos ficam mais bonitas com ela!
    E também sou dessas que nunca tinha visto uma câmera com disquete, que loucura!