Aula de Fotografia parte 4: DSLRs

Fotografia

Nesta Quarta Aula de Fotografia vamos aprender mais sobre as câmeras semi-profissionais e profissionais DSLR (Digital Single Lens Reflex). Confiram o vídeo que gravei para ilustrar melhor a aula!

Reflex:

O esquema do espelho refletor de luz, onde a imagem de luz vem pela lente, é refletida pelo espelho e chega a nossos olhos. Esta é a maior diferença com as câmeras Mirrorless, que não tem esse espelho e todo este mecanismo por isso elas conseguem ser menores.

camera

 

Sensores Aps-c X Full Frame:

Diferença do tamanho dos sensores. O sensor Full Frame é maior do tamanho de um filme de 35mm produzindo imagens com mais alta qualidade por ser maior poder capturar mais detalhes e o sensor APS-C que é menor tendo aí um fator de Crop na imagem.

sensor

 

Na prática como funciona os dois sensores, utilizando uma mesma lente, por exemplo a lente 50mm veremos isto.

sensores

 

Abaixo uma camera Full Frame (5DM3) e uma APS-C Canon 60D, o sensor fica atrás do espelho que se levanta na hora de fotografa a foto. Dá para ver a diferença de tamanho entre os sensores:

sensorescomp

 

Lembrando que a Canon e a Nikon em várias outras marcas tem câmeras e lentes parecidas, é uma questão de gosto e de adaptação. Como já acostumei a usar Canon, e trabalho com esta marca falo só dela, mas cada um pode optar pelas câmeras que melhor se adaptam as suas necessidades.

A câmera FullFrame é melhor em vários aspectos, por fazer uma imagem mais detalhada, ter uma profundidade de campo menor. É uma câmera extremamente cara, pesada e difícil de manusear. Só recomendo caso você queria mesmo trabalhar com fotografia em um nível muito profissional. Mesmo fotógrafos de evento não utilizam câmeras Full Frame, apenas se o evento foi um casamento, ou algo mais top, caso contrário simplesmente não vale a pena.

Para quem está começando aconselho as câmeras de entrada, que são mais simples de manusear, menores e mais leves. Apesar do Fator de Crop, e as lentes terem um fator de 1.6x no caso da Canon, ainda compensa muito mais comprar uma câmera de entrada e se gostar muito mais para frente pode se especializar e comprar uma melhor.

Filtros:

UV UV2

Filtro UV: Um filtro bem transparente que serve para proteger a lente e dar um pouco mais de contraste na sua foto.

polarizador polarizador2

Filtro Polarizador: Ele é um filtro cinza, que pode é giratório, uma parte deixará o céu mais azul e a outra deixará as montanhas mais verdes, é preciso rodá-lo para acertar sua melhor posição. Mas quando encontra, as cores ficam muito mais bonitas.

closeup closeup2

Filtros e Kits Close-Up: Pode ser encontrado em unidade ou em kits, com os tamanhos +1, +2, +4 +8, cada filtro aproxima mais a câmera do assunto. Pois cada lente tem uma distância de foco entre a lente e o objeto a ser fotografado, e se chegarmos muito mais perto, a câmera não consegue dar foco. O filtro Close-Up permite que possamos nos aproximar mais do objeto a ser fotografado e manter o foco. Para fotografar bonecas é uma ótima pedida!

star star2

Filtro Estrela: Este filtro faz com que as luzes mais fortes em sua foto virem estrelas de luz, ele pode ser encontrado como de 4 pontas como esta da foto, em 5, 6, 7 e 8 pontas. Ótimas para fotografia noturna.

Existem muito mais tipos de filtros, como de densidade para escurecer a foto, de foco suave, entre outros, mas acho que estes são os mais usados, e são todos os filtros que também tenho e uso mais frequentemente. É possível combinar dois ou mais filtros pois todos tem rosca, porém pode ser que sua imagem comece a ficar esbranquiçada se seu filtro não estiver extremamente limpo.

Previous Story
Next Story
  • Camila Faria

    Arrasando com essas aulas Patty! Parabéns!

    • Patty

      Que bom que gostou Camila!

  • Cyh Rojas

    um dia chego lá amiga e compro uma dessas com tudo de direito até esse flex “monstro” kkk bjo

    http://leitorasprincesas.blogspot.com.br/
    @blogleitorasprincesas

    • Cyh Rojas

      flash*

    • Patty

      Sim amiga, chega sim! Vai aprendendo aqui nas aulas que vai conseguir sim!

  • danihofstadter

    Mais uma aula incrível, adorei! O vídeo ficou super bacana!

    • Patty

      Que bom que gostou espero que esteja aprendendo bastante!

  • Gabriela Goulart

    Realmente as aulas estão muito legais! Eu também sou team Canon, e você acredita que eu escolhi por causa que acho a Nikon feinha? hahahahha coisa louca né. Achei interessante os filtros e sou suspeita por querer os close up, porque amo fotografar macro! Uma vez ouvi dizer que com ele a foto perdia um pouco a qualidade, mas nada que comprometesse demais. Minha câmera simplesmente é a 1000D ou XS, ou seja, mais de entrada impossível! hahahah então to louquinha pra trocar, pois já “aprendi a mexer” 🙂 beijos!

    • Patty

      Nossa escolheu Canon porque a Nikon era feinha! haha adorei essa!
      É verdade, colocando filtros pode ser sim que perca um pouco da qualidade, mas sinceramente não é nada que comprometa, aliás melhor foto nítida com um pouco menos de qualidade do que borrada e com qualidade né? Aliás borrada nem dá pra falar que tem qualidade. De qualquer forma existem também as lentes Macro, mas elas são caras, e tem que ver se compensa, dependendo do que for realmente não compensa. E para fazer fotos para internet não compensa mesmo, melhor pegar um filtro que faz um trabalho bem legal, eu tenho usado o filtro com a Sony já a muito tempo para fazer fotos close-up de bonecas, e ficam lindas, ninguém fala que perdeu qualidade. Mas para fazer fotos de jóias por exemplo aí sim precisaria comprar uma lente macro, para impressão enfim…
      Legal que você já tem uma câmera dá para testar bastante, se quiser partir para uma melhor recomendo a 60D ou 70D, ou então melhor que elas a 7D. Essas são mais robustas que a Rebel que é bem de entrada, mas ainda não são fullframe.

      • Gabriela Goulart

        Sim! hahahaha obrigada pelos esclarecimentos sobre o filtro close up, tenho certeza que pra mim vai valer super a pena! Desde sempre meu plano era pegar uma 60D, mas o $$$ não deixava. Porém acho que vai ser minha próxima escolha! Beijos!

        • Patty

          Ah vale super a pena sim Gabi! Acho que só se for fazer algum trabalho muito profissional mesmo ele não dá jeito, mas para nossos blogs é super útil! E baratinhos!
          Que legal, pega uma 60D sim, ou 70D, mas acho que não tem tanta diferença seria só o processador e alguns detalhes. Acho que não vai se arrepender!

          • Gabriela Goulart

            Oba!! Meu uso é pra blog, coisas pessoais mesmo! Obrigada pela ajuda!

          • Patty

            Ah legal, com certeza vai fazer um ótimo uso!