Benefícios da Chia

Gourmet

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A Chia é uma semente muito antiga que era muito utilizada pelos Astecas, eles a consideravam como um alimento de alto valor energético e ainda há relatos que guerreiros Astecas consumiam-na antes de batalhas as quais obtiveram exito.

Além de ser consumida como alimento misturada com água, moída como farinha ou até mesmo prensada para obter seu óleo, ela era também usada como moeda no pagamento de tributos.

Para quem está fazendo dieta a Chia é um ótimo aliado! Eu já estou consumindo a Chia a um ano e aprovo! Ela proporciona saciedade. Já pude comprovar e agora não vivo sem. Pois a Chia absorve água e ao digerir, no seu estômago ela se torna um gel preenchendo os espaçoa vazios e tornando a digestão mais lenta o que te deixa com a sensação de saciedade por mais tempo. 

Meu teste foi o seguinte, no almoço (12h) coloco uma colher rasa de sopa de Chia na comida. E só fui começar a sentir fome lá pelas 16h. Se comer a mesma coisa sem colocar Chia, as 14h já estou com fome. Um prato pequeno com 3 colheres de arroz integral, duas colheres de verdura cozida no vapor e duas colheres de peito de frango desfiado.

Mas não para por aí! Pois ela tem muito mais benefícios! 

Ômega-3: A Chia é rica em ômega-3, ajudando a prevenir muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, câncer, declínio cognitivo, a inflamação crônica e doença auto-imune. Além de ser um ótimo alimento para o cérebro, pois pode ajudar a melhorar a memória, a concentração e outras habilidades cognitivas.

Anti-oxidantes: A semente da chia possui em sua composição a presença do flavonoide kaempferol, além dos ácidos cafeico e clorogênico. Eles são fundamentais para evitar a formação de radicais livres no organismo.

Vitaminas: A chia também é repleta de vitaminas! A, B1, B2, B3.

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A Chia parece micro feijões ideal para Barbie! haha!

Composição nutricional de 100 g de sementes de chia:

Calorias 371 kcal
Proteínas 21,2 g
Carboidratos 42 g
Gorduras Totais 31,6 g
     Gordura Saturada 3,2 g
     Gordura poliinsaturada 25,6 g
     Ômega-3 19,8 g
     Ômeg-6 5,8 g
Vitamina A 49,2 UI
Cálcio 556,8 mg
Fósforo 750,8 mg
Magnésio 326 mg
Zinco 44,5 mg
Potássio 666,8 mg
Ferro 6,28 mg
Fibras Totais 41,2 g
     Fibras Solúveis 5,3 g
     Fibras Insolúveis 35,9 g

Agora por que não adicionar Chia em sua dieta?

Como? Pode ser adicionada à bebidas, todas as comidas, bolos, pães, saladas! Eu adiciono no arroz mesmo, ou em saladas. Também já deixei da noite para o dia 2 colheres de sopa de chia em água, na geladeira, no dia seguinte ela está como uma gelatina transparente em volta, e aí é só adicionar seu suco preferido e beber!

Hoje mesmo fiz um suco de limão e adicionei as minhas chias com suas bolinhas lindas! Faz o maior sucesso!

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* Todas as fotos são de minha autoria. Por favor não copiar ou reproduzir sem devido crédito.

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  • danihofstadter

    Você me ensinou a consumir a milagrosa Chia e agora já acostumei também! Adorei o post bem informativo sobre ela!

    • Patty Lye

      Que bom! Pois é um alimento muito poderoso e seu consumo nas devidas proporções só traz benefícios a saúde!

  • Gabriela Goulart

    hahahahahhaha adorei a mãozinha da Barbie com chia!!! Pra mim ela parece micro ovinhos de codorna!! Adoro, eu colocava suco de uva integral Jotapê com chia e depois virava uma geleia bem gostosinha! Vou comprar mais e voltar a por na comida 🙂 Beijos!

    • Patty

      Ah deve ficar uma delícia as bolinhas no suco de uva!
      Ficou fofo né? Sempre achei que pareciam feijoezinhos, e resolvi fotografar na mão dela só para ver, deu certo mesmo haha!

  • Neri Diniz

    Muito bom o seu post sobre a chia,eu faço iogurte caseiro e coloco chia e ja coloquei no pão.

    • Patty

      Obrigada Neri!
      Ah deve ter ficado uma delícia seu iogurte e o pão!