Câmeras Mirrorless

Fotografia

Neste post vou falar um pouco sobre as novas câmeras Mirrorless. Como não possuo nenhuma não pude fazer exatamente uma aula sobre eles, mas gostaria de deixar mais esclarecimentos já que na minha opinião essas câmeras tem tudo para serem o novo futuro da fotografia!

Mirrorless vem do inglês Sem Espelho. Também são chamadas de Câmeras Híbridas, pois são uma mistura entre uma câmera compacta digital e uma câmera DSLR.

As DSLR como vimos na aulta 4 tem um espelho logo atrás da lente que reflete exatamente a imagem que vem através da lente para um pentaprisma no topo da câmera e de lá você olha pelo visor e vê exatamente o que está fotografando.

camera

 

O que acontece nas Câmeras Mirroless é que simplesmente elas não tem este espelho (11 na figura), e nem o pentaprisma (2 na figura). Assim a imagem vem direto para o sensor (5 na figura). Na verdade, o Espelho serve para proteger o sensor e fazer com que dure mais, afinal quando o sensor de uma DSLR estraga é melhor comprar outra câmera, pois o conserto é caro e nunca fica igual à antes. No caso das Mirrorless, elas não possuem o Espelho, portanto talvez o sensor dure menos.

mirrorless

Nessa comparação é possível ver a diferença que fez a retirada do espelho e do pentaprisma diretamente no tamanho da câmera.

Outra coisa bem interessante do sistema Mirrorless é que elas trocam a lente assim como as DSLR, é possível escolher atualmente entre uma variedade bem grande.

As primeiras câmeras com este novo sistema foram lançadas pela Sony a alguns anos atrás, lembro bem que não dei muita bola pois além de serem caras, aliás chegavam a ser mais caras que uma DSLR de entrada, elas também não tinham muitas opções legais de lentes na época.

CanomMMas hoje tudo mudou! Várias empresas boas entraram no mercado das câmeras Mirrorless vendo um futuro nelas onde o tamanho e a qualidade da foto são os pontos fortes. Sony, Nikon, Samsung, Olympus, entre outras… só sinto falta ainda da Canon mais presente neste mercado, eles já lançaram algumas Mirroless, porém disponíveis apenas no Mercado Europeu. Será que a Canon está ainda testando o mercado? É uma pena pois como uma canonzeira sem dúvida minha primeira opção para uma Mirrorless seria uma Canon, pois colocando um adaptador seria possível usar as lentes que já possuo.

Sony01A Sony foi a pioneira e acredito que ela já esteja anos luz à frente das concorrentes. A Sony apesar de ter um sistema muito proprietário e alguns déficites de qualidade, sempre estão à frente do seu tempo. O que eu como Aquariana adoro! Pois os aquarianos gostam de pensar a frente do seu tempo assim como a Sony. Coisa que a Apple não entende, uma pena. A Sony já lançou a câmera Mirrorless FullFrame! Pois as outras todas possuem o sensor APS-C igual ao das câmeras DSLR normais. Mas a FullFrame foi um grande avanço pois como uma câmera tão pequena pode possuir um sensor tão grande e profissional? Pois é, eles conseguiram! Fiquei apaixonada nessa FullFrame da Sony, mas o preço é assustador! Lá fora ela custa em torno de 1.700US$. Imagine aqui no Brasil!

Inclusive já vi alguns profissionais migrando das DSLR para as Mirrorless! O que em primeira mão me deixou chocada, pois quem iria deixar de lado uma câmera profissional para partir para uma câmera “entusiasta” para fazer trabalhos mais profissionais certo? Mas é possível pois a qualidade delas melhorou muito. Agora vai do seu cliente, pois já senti no mercado que quanto maior a câmera mais “poder” você aparenta ter para seu cliente! E alguns provavelmente se questionarão a respeito de sua câmera. Também depende do tipo de cliente que vai atender, se for fazer trabalhos para agências por exemplo jamais poderá usar uma Mirrorless.Olumpus

Entre elas também existes os padrões de Câmeras para Iniciantes, para Intermediários e mais profissionais. E todas elas operam tanto no modo Automático quanto no Manual.

As lentes também estão melhorando bastante, com opções de lentes Zoom, que ainda para manter o tamanho reduzido e leveza, são pouco flexíveis, ou seja o zoom é curto, mas dá para o gasto. E também já existem lentes fixas com ótimas aberturas como F1.8. Vai comprar uma? Procure uma com boas opções de lentes, e escolha uma lente com uma abertura grande para deixar suas fotos mais claras! Mas tem modelos para todos os gostos e bolsos! Eu particularmente gosto muito das com visual retrô que parecem mesmo uma câmera antiga SLR!

Leica-T_23_18-56_M-Lenses

Em comparação com as DSLR, as Mirroless ganham apenas em quesito tamanho e peso, pois as DSLR ainda oferecem mais precisão no foco e maior gama de acessórios e lentes. São ótimas para entusiastas e para fotografar todos os dias mas para um fotógrafo profissional sério acredito que as DSLR ainda sejam mais indicadas. Para retratistas porem fica aberto a escolha tendo mais opções!

 

Previous Story
Next Story
  • danihofstadter

    Ai minha nossa! Já tinha tanta variedade e agora surgiu mais uma! Lol! Mas foi muito interessante esse post, sempre aprendo mais sobre fotografia! Muito legal!

  • Karyne

    PErto de casarmos conheci a linha Nikon 1 e pedi para um primo trazer dos EUA.
    EU AMEI!
    Não substituiu uma DSLR, mas queria poder levar uma câmera boa, com ótimas fotos e que eu pudesse colocar as lentes que quisesse.
    Tenho uma câmera leve, pequena, mas com uma lente de até 110mm =D
    A minha é a Nikon j3

    Blog do Sofá

    • Patty

      Que bacana Karyne! A da Nikon deve ser ótima também! Realmente em termos profissionais não substitui a DSLR, mas numa viagem deve ser ótima! Isto que fico pensando pois gosto muito de registrar todos os momentos em uma viagem em boa qualidade, porém ficar carregando a minha DSLR é fogo! Já fiquei com problema nas costas e no joelho devido ao peso.

  • Gabriela Goulart

    Oi Patty! Nossa, adorei esse post, achei super informativo! Não sabia dessas câmeras até ver vc falar um pouquinho em uma das aulas de fotografia. Adorei! Acho que realmente daqui a pouco elas estarão roubando o lugar das DSLR! Além disso achei interessante a Sony tomar a dianteira nessa tecnologia 🙂 Beijos!