Como escolher o Primeiro Cruzeiro Marítimo

Viagens

Está chegando a época de cruzeiros, alguns navios já se encontram à caminho do Brasil cruzando o oceano! E você? Já fez um cruzeiro? Pensa em fazer um? Então saiba nesse post porque eu amo cruzeiro e trocaria qualquer viagem de avião facilmente por um!

Muitos amigos me perguntam como é fazer um cruzeiro, e porque eu gosto tanto! Afinal já são 7 cruzeiros pra conta desde 2010. E já fazendo as malas para o próximo!
Resolvi fazer uma série de posts para ajudar a quem está com vontade fazer um mas ainda tem medo!

Já sou perita no assunto! Vem pra conta:

1º Cruzeiro: Costa Serena – Dezembro 2010 – 4 dias – Santos – Rio de Janeiro – Búzios – Santos

2º Cruzeiro: Mariner of The Seas – Março 2011 – 3 dias – Santos – Rio de Janeiro – Santos

3º Cruzeiro: Costa Victoria – Dezembro 2011 – 8 dias – Santos – Rio de Janeiro – Buenos Aires – Montevideo – Porto Belo – Santos

4º Cruzeiro: MSC Magnífica – Dezembro 2012 – 7 dias – Santos – Buenos Aires – Punta Del Este – Montevideo – Santos

5 º Cruzeiro: Costa Fascinosa – Janeiro 2014 – 7 dias – Santos – Búzios – Salvador – Ilhabela – Santos

6º Cruzeiro: Costa Fascinosa – Janeiro 2014 – 8 dias – Santos – Buenos Aires – Punta Del Este – Santos

7º Cruzeiro: Costa Favolosa Transatlântico – Novembro 2014 – 19 dias – Barcelona(Espanha) – Cádiz (Espanha) – Tanger(Marrocos) – Málaga(Espanha) – Tenerife(Espanha) – Recife – Maceió – Salvador – Ilhéus – Rio de Janeiro – Santos

Atualizando em 20/04/2017:

8º Cruzeiro: Costa Pacífica – Janeiro 2016 – 8 dias – Santos – Buenos Aires – Punta Del Este – Santos

9º Cruzeiro: Costa Fascinosa Transatlântico – Março 2017 – 20 dias – Santos – Rio de Janeiro – Ihéus – Salvador – Maceió – Recife – Tenerife (Espanha) – Casablanca(Marrocos) – Alicante ( Espanha) – Genova (Italia) + uma semana em Paris!

Fazer Cruzeiros é muito bom! É muito melhor que viajar de avião! E por quê?

 

É como se você entrasse em um hotel 5 estrelas com um Shopping Center, e ele te leva aos lugares!

Sem que você tenha que ficar fazendo e desfazendo suas malas, e carregando todo aquele peso cada vez que vai para uma cidade diferente, sem se preocupar em onde vai comer, ou o que vai cozinhar! É um momento todo seu! De paz absoluta!

Quero fazer meu primeiro cruzeiro, o que você me aconselha?

Para quem vai fazer o primeiro eu aconselho começar por um de 4 dias. Eu comecei por um assim e adorei! Achei que foi tempo suficiente para ficar com gostinho de quero mais, mas que deu para curtir. Eu fiz um cruzeiro de 3 dias e achei pouco tempo, pois peguei um navio muito grande (Mariner of the Seas) e era pouquíssimo tempo para poder desfrutar à todas as regalias e conhecer o navio. Pegar um navio muito grande em sua primeira viagem pode ser traumático! Pois você pode se perder facilmente dentre os corredores. Então se possível opte por um navio menor. Caso isso não seja problema para você, se perder entre corredores e ter que andar bastante, lógico que os navios maiores são os mais bonitos.

Que Companhia escolher?

Isso é uma decisão muito pessoal, eu sempre recomendo a Costa Cruzeiros, por ser a companhia que mais me identifiquei. Não gostei da MSC, tive uma péssima experiência no navio Magnífica, mas sei que tem gente que teve ótimas experiências em outros navios da companhia como o Fantasia, que é um dos maiores navios da frota e vem regularmente ao Brasil. A Royal Caribbean também é bem legal, com preços melhores que os da Costa porém no navio que eu fui, por ele ser grande demais, achei que houve uma enorme confusão. Atualmente a Royal manda apenas 1 navio sendo o Rhapsody of the Seas que é um navio bem menor que o que conheci em 2011, portanto acredito que a experiência seja melhor também. Existem outras companhias, inclusive que adicionam bebidas, pois na maioria as bebidas são à parte! Se você gosta de beber, gosta de baladas, procure por companhias que oferecem a bebida inclusa. Mas nas outras é possível assinar pacotes de bebidas como o All Inclusive.

A Costa Cruzeiros, MSC e Royal Caribbean (companhias que viajei) não oferecem bebidas inclusas, nelas ou você paga por cada bebida ou assina um pacote de bebidas. Ouvi falar que a Pulman oferece pacotes com bebidas inclusas, mas não posso afirmar com certeza. Eu sempre escolho o pacote de Bebidas Não Alcóolicas, pois não bebo álcool. Esse pacote só está disponível dentro do navio e é preciso solicitar aos bartenders. Mas existem pacotes que incluem bebidas alcólicas também.

Que roteiro escolher?

Dentre os cruzeiros que circulam na costa Brasileira existem basicamente dois tipos de roteiro, os que vão para o nordeste e os que vão para o Prata.
Os que vão para o Prata em direção à Buenos Aires, Montevideo, Punta Del Este geralmente tem duração de 7 dias. Se você quer conhecer esses lugares, é interessante, mas saiba que a duração do cruzeiro é maior, podendo também ser mais cara, e também pelo que senti, o navio balança mais.
Já os que vão em direção ao Nordeste Brasileiro, senti menos o balançar e também tem roteiros de 4 dias.

20121216.154859-CruzeiroMSCiP-004 20140119-134855-FascinosaiP5S-005
Que cabine escolher?

Existem basicamente 4 tipos de cabine:
Interna: Não tem janela.
Externa: Tem uma pequena janela para ver o oceano que não se abre!
Varanda: Tem uma varanda com mesa e cadeiras com vista para o mar, aberto onde é possível inclusive tomar café da manhã no quarto com muito glamour!
Suite: São as cabines mais caras, com varandas grandes, algumas possuem banheiras, outras Jacuzzi, e outras mais caras possuem benefícios diferenciados.

Se você é uma pessoa que passa mais tempo fora da cabine, em piscinas, bares, baladas, recomendo a Interna, é mais barata, e você só volta para dormir mesmo, e deixar suas coisas.
Se você quer ver um pouco o mar, mas não pode pagar muito, ou não gosta de sentir a brisa do mar, a cabine Externa é uma boa opção, pois tem uma janela que dá para o mar, mas não é possível abri-la pois essas cabines ficam nos andares mais baixos o que faz com que muitas gotas do mar atinjam a janela deixando até sal nela.
Se você curte ficar mais tempo na cabine, sozinho ou acompanhado, gosta de admirar o mar, ler, ouvir suas músicas e especialmente fotografar, recomendo a cabine com varanda, pois tem sempre uma vista incrível onde você pode sentar e apreciar! As cabines com varanda tem um preço um pouco mais elevado.
Mas se você tem mais dinheiro para investir na viagem dos sonhos, a suite é a melhor opção já que proporciona uma experiência única!

Também preste atenção na posição de sua cabine! O meio do navio é onde se sente menos o balanço do mar. Nas pontas se sentem mais, especialmente na frente (proa). Já na parte traseira (popa) sente um pouco menos, porém em alguns navios se ouve o barulho das hélices e pode ser um pouco incômodo para dormir. As cabines na região central costumam ter valores mais elevados também.

O Navio Balança Muito?

Sim. Balança sim. Especialmente os que vão em direção ao Prata, pelo oceano na região sul ser mais gelado ele balança mais que em direção ao Nordeste que balança menos.
Claro que quando há chuvas e tempestades, o navio também vai balançar. Se você é uma pessoa que passa mal com balanço, leve alguns comprimidos. Vonau é o mais recomendado pois não dá sono assim você poderá aproveitar mais! Mas se esquecer não tem problema! É só ir até o Atendimento ao Cliente geralmente na parte inferior central de cada navio, e pedir comprimidos. Procure fazer refeições leves, isso é praticamente impossível estando num navio onde simplesmente você pode comer de tudo e está incluso! Mas cuidado! Pois além de pesar em seu estômago facilitando o mal-estar após as refeições você também corre o risco de voltar com alguns kilos a mais!

Vou ficando por aqui pois o post já ficou enorme e sei que ninguém gosta de ler muito, a não ser que esteja muito interessado! Enfim aguardem os próximos posts para mais dicas de Cruzeiros!!! E se você já reservou o seu nesta temporada, fique de olho pois ainda postarei muitas dicas que com certeza vão ser muito úteis para sua viagem!

Previous Story
Next Story
  • Cintia Rojas

    Paaattyy já quero arrumar as malas e zassss kkkk
    VC eh perita no assunto muito bom adorei as dicas …eu conheço q tenho medo mas suas experiencias me deixou mas tranquila… Bjooosss saudade japa linda

    • Patty Lye

      Não é? Ah vai acompanhando que tenho tanto pra falar sobre cruzeiros!

  • Rose

    Patty, eu adorei esse post!
    Eu sou louca pra fazer, mas meu marido não gosta, tudo que balança na água ele evita.
    Eu ja adoro e topo tudo… Que incrível, vc foi a vários lugares.
    eu conheço Tenerife, Estive em 03 ilhas nas canárias : Lanzarote, Tenerife e Las Palmas, tudo de avião de uma pra outra.
    Agora me diga uma curiosidade, porque você escolheu o mesmo destino?
    Vou tentar convencer meu marido kkkk
    Beijos minha linda!

    http://www.roseamazingfashion.com

    • Patty Lye

      Puxa Rose, se seu marido passa mal realmente ele iria ficar um pouco incomodado, mas talvez começando com um de 3 ou 4 dias, indo para águas calmas, ele não sentirá tanto, e como falei sempre tem remedinhos disponíveis no Atendimento Ao Cliente! Que são nossa salvação! Estive apenas em Tenerife no último cruzeiro, é lindíssimo! Gostaria de ter tido mais tempo de conhecer melhor a ilha. Mas durante os 5 dias de travessia atlântica o navio balança bastante, eu que nunca passo mal, tive de tomar remédio! rs.

  • Adri Zettler

    Patty, adorei o post, cheio de dicas bacanas! o meu primeiro foi na Lua de Mel no Caribe…amei….quero muito fazer outro! bjos Adri

    • Patty Lye

      Ai que delícia Adri! Fazer cruzeiro fora deve ser maravilhoso! Nunca fui, pois tem que pegar avião ida e volta, é demais para mim. Rs.

  • Flávia

    Patty, amei as dicas! Dá uma super vontade de fazer as malas já! rsrsrs
    Beijosss

    http://www.dasquatroestacoes.com.br

    • Patty Lye

      Né? Vai acompanhando que cada vez vai dar mais vontade! A Costa devia me pagar haha!

  • Marcella

    Adorei o post. Eu nunca fiz um cruzeiro, mas quando for fazer vou seguir as dicas!

    Bj Má
    http://www.2betrend.com.br

    • Patty Lye

      Que bom que gostou Marcella, ah vai seguindo as dicas, com tantos cruzeiros na conta, já sou perita!

  • Monica Hill

    Que post super informativo Patty! Amei as sugestoes! Nunca fiz cruzeiro mas adoraria um dia…
    Beijos!

    • Patty Lye

      Que bom que gostou Moni! Ah vc devia fazer, tem uns maravilhosos saindo de Nova York!

  • Helen

    Oi Patty!

    quanta dica bacana, adorei!
    Eu sonho em fazer um cruzeiro algum dia e vc é super experiente no assunto 🙂
    Deve ser maravilhoso!

    Bjos
    http://helendutra.com/

    • Patty Lye

      Faça sim Helen! Seguindo minhas dicas vc vai ter uma experiência incrível!

  • Roberta Zanatta

    Já escrevi em algum outro comentário que também amo cruzeiros. Fiz um para Ilha Bela e Búzios e outro para o Alasca e não vejo a hora de partir para um terceiro! Adorei as dicas, principalmente sobre os enjoos. Beijos =)

    http://www.robertazanatta.com.br

    • Patty Lye

      Que bacana esse do Alasca, Roberta! Deve ter sido incrível! Sim vai anotando as dicas para seu próximo ser maravilhoso!