Comprei meu Cruzeiro, e agora?

Viagens

Parabéns! Você já fez sua reserva, escolheu a companhia direitinho e agora já está contando os dias para a viagem dos seus sonhos nesta próxima temporada!!!
Ok, então você já recebeu seu número de reserva e também já sabe a localização de sua cabine! Procure já no site da companhia o seu navio ou então no site: www.cruisedeckplans.com tem todas as companhias e cada Deck (andar) de cada cruzeiro! Decore a localização de sua cabine! Isto vai te salvar tempo e stress! E veja também quais são os elevadores e escadas rolantes próximas, veja se ficam na Proa (Frente) ou Popa (trás) para saber qual a mais perto! Aproveite que está neste site, já localizou sua companhia e seu navio, pesquise também onde ficam os restaurantes, lojas duty free, piscinas e bares! Assim você já vai preparado! Eu confesso que já decorei a linha de Cruzeiro da Costa onde a disposição do navio é a mesma, o que acho ótimo!

Horário do Jantar

O Horário do Jantar também é possível ser escolhido na hora da reserva de sua cabine se você faz através de uma agência! O jantar tem 2 horários, o Primeiro horário é entre 18 – 19h e o Segundo Horário é entre 20 – 22h.
No começo nós sempre reservávamos o primeiro horário, porém notei que eu perdia a saída do porto do Navio, que é belíssima! E geralmente o navio parte entre 17h – 19h de cada porto, algumas raras excessões. Mas quem pega cabine sem janela nem varanda, e pega o primeiro horário impreterivelmente vai perder a saída do navio se arrumando para o jantar. O bom do primeiro horário é que você tem mais tempo de digerir a farta comilança!
Já o segundo horário termina o jantar entre 23:30 – 24h. Realmente é bem tarde, e muitas vezes você vai deitar ainda de barriga cheia. E beeem cheia! Mesmo dando voltinhas pelo navio, acaba indo para sua cabine entre 1 – 2h da manhã, no máximo mesmo 3h pois nesse horário já está tudo praticamente fechado.

Para quem janta no primeiro horário depois tem o show no teatro lá pelas 22h. Para quem janta no segundo horário o show do teatro começa as 20h.

As mesas geralmente tem muitos lugares, e não é possível escolher lugar, então muito provavelmente você sentará à mesa com outras pessoas se estiver viajando em grupo pequeno. Aproveite para fazer amizades com estas pessoas à mesa e perguntar de outros cruzeiros para elas! Elas sempre tem algo para contar de suas viagens anteriores! Todo mundo gosta de falar sobre cruzeiro! Algumas amizades poderão ser duradouras!

Transfer

Dependendo de onde você mora, se não for na cidade do porto, você precisará contratar um transfer. Por exemplo, eu moro em São Paulo, preciso descer até Santos para pegar o Navio lá, e para não ir de carro e pagar estacionamento durante minha estadia no navio, deixar o carro no sol, poeira e maresia e pagar caro o estacionamento prefiro contratar um Transfer, que é uma empresa que leva você até no Porto, embarca suas malas, e na volta te pega no porto! Esta é a maravilha do Cruzeiro! Assim que deixo minhas malas enormes com o motorista do ônibus, ainda aqui em São Paulo, só as verei agora na minha cabine dentro do Navio! Sempre vou pela Iris Sol e Mar, não é Publi, é dica de amiga mesmo, pois já estou acostumada.

Mas se você é de outros estados provavelmente terá de comprar uma viagem aérea com a companhia, geralmente comprando junto com o cruzeiro tem desconto. Muitas empresas de Cruzeiro tem parcerias com diversas companhias aéreas e vale a pena! Especialmente os transfers internacionais, para cruzeiros em outros países ou mesmo transatlânticos!

Pacotes de Bebidas

Algumas Empresas oferecem descontos no Pacote de Bebidas se comprados antes do cruzeiro! Se tiver interesse em fechar pacotes de bebidas aproveite esta hora. Mas também é possível fechar dentro do cruzeiro, só não terá o desconto oferecido pela companhia.

No café da manhã tem sucos, água, chás. Porém nas outras refeições algumas companhias disponibilizam apenas água potável. Não é água mineral. E é preciso comprar as bebidas. Existem pacotes de bebidas para crianças sem álcool e pacotes de All Inclusive que são aqueles que você compra e pode beber tudo o que quiser.

Eu particularmente não bebo, então sempre compro um pacote de bebidas sem álcool no próprio navio. Sai em torno de 55US$ e você pode pegar 20 bebidas sem álcool, como sucos, refrigerantes, chás e também os famosos Virgin Drinks – drinks sem álcool que eu aprecio muito! Este pacote você compra dentro do navio direto com bar-mens.

Excursões

Seu destino já está escolhido! E todo cruzeiro oferece várias excursões para os hóspedes, estas excursões podem ser acessadas através do site da companhia, utilizando o número de reserva, assim já pode ir pensando o que quer conhecer! Para quem vai para o Prata, tem excursões bem interessantes em Buenos Aires, Punta Del Este e Montevideo, valem a pena pois são seguras, chegam na hora certa, pois mesmo se atrasar devido à transito, o cruzeiro vai ter que esperar! Podem ser caras, pois são em dólar. Mas valem a pena. Algumas oferecem almoço em algum restaurante local, essas são mais caras se tiverem duração grande de 8h podem chegar a mais de 100US$.

Para quem vai em direção ao Nordeste Brasileiro tem muitas excursões para outras praias e diversos pontos turísticos também, fique atendo aos ícones que sinalizam as excursões que você pode ir de traje de banho e aproveitar algum tempo ao sol e mar.

É possível reservar e ter mais informações sobre as excursões quando já estiver à bordo também. Não se preocupe!

Também é possível você mesmo sair do navio e fazer excursão por conta própria, e por risco próprio também. Caso você não chegue a tempo não é garantia que o navio irá te esperar!

Algumas pessoas preferem sair em grupos e contratar vans disponíveis por terceiros próximos ao porto, é interessante ser grupos grandes, para poder economizar, caso contrário este tipo de excursão acaba saindo mais caro. Mas fique atento à golpistas ao descer em qualquer porto!

Mas não é obrigatório a saída do Navio! Se você já conhece o local e prefere desfrutar do conforto e atividades à bordo, também é uma opção!

Festas

Sempre tem festa nos navios de cruzeiros. A mais conhecida é a Noite do Capitão, em que todos os hóspedes são convidados a estarem em trajes de gala, mas também tem outras como a festa do Branco, festa Country, festa Italiano no caso dos navios Costa. Farei um post especial sobre o que levar na mala! Aguardem pro ano que vem!

Eu geralmente não participo de festas, confesso que não sou baladeira, e gosto mais de ficar no meu canto tranquila curtindo a paisagem. Mas no jantar do comandante é claro que vamos sempre de Gala!

Para os membros do Costa Club inclusive tem um dia especial com um Coquetel com o comandante à mais.

As festas do Branco, Country, Italiana, acontecem em bares do navio e também na área da piscina. Isto tudo é avisado no dia através de um jornal que é entregue diariamente em sua cabine. Se você gosta de festejar é bom garantir algumas peças de roupas assim também!

Aniversário

Quem vai passar o aniversário à bordo??? Eu!!!
Em algumas companhias no dia do seu aniversário é oferecido um bolo com direito à Parabéns! Verifique com sua companhia como!

No caso da Costa Cruzeiros, os sócios do Costa Club, que são aqueles que já fizeram um cruzeiro anteriormente podem solicitar o bolo logo no restaurante, um dia antes.

Acredito que para aniversário de casamento também deve ter, mas é preciso verificar. Cada companhia procede de uma maneira diferente, algumas dão de presente o bolo no seu aniversário, outras pedem pagamento, então é bom checar antes.

20140201-234502-FascinosaT4i-557

Sim, eu faço aniversário num dia… e a Dani no dia seguinte!!! Praticamente irmãs gêmeas!

20140201-235339-FascinosaT4i-561 20140201-235321-FascinosaT4i-560

Previous Story
Next Story
  • Rose

    Ai que tudo…
    Que post maravilhoso, quero muito ir e vc deu todas as diretrizes!
    Adoreii suas viagens.
    Beijos!

    • Patty Lye

      Que bom que gostou Rose!!! Ah vou contando tudinho, até chegar o grande dia do embarque!!! Uhulll!

  • Lívia Alli

    que delicia hein! tenho mt vontade de fazer um cruzeiro tbm, adorei esse post cheio de dicas

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Patty Lye

      Faz sim Lívia, vai acompanhando as dicas que vc vai querer muito fazer um em breve!

  • Adri Zettler

    Patty, ótimas orientações fiquei cheia de vontade de fazer um cruzeiro de novo!!!! Bjos Adri

    • Patty Lye

      Que bom que gostou, Adri! Faz sim outro cruzeiro e depois me conta como foi!

  • Roberta Zanatta

    Lindas as fotos das suas viagens Patty, que delícia! Um natal maravilhoso pra ti!

    http://www.robertazanatta.com.br

    • Patty Lye

      Obrigada, Roberta, fico feliz que tenha gostado! Espero que o seu Natal e Ano Novo tenham sido ótimos!

  • Alê Mariz

    Lindas fotos!! Arrasando no post de viagens hein ?!

    • Patty Lye

      Hahaha, obrigada, Alê. Que bom que está gostando!