Feliz Aniversário Barbie! 56 anos!!!

Barbie

Hoje, 9 de Março, a diva Barbie completa 56 anos.

ruth-handler-1Foi no dia 9 de Março de 1959 que a Ruth Handler fazia o lançamento da boneca na Toy Fair de Nova York. A Barbie foi baseada em uma boneca chamada Bild Lilli, uma boneca alemã da década de 50 com corpo adulto. Na época Ruth já sonhava em transformar as bonecas de papel que sua filha Barbara brincava em uma boneca de verdade, pois só existiam bonecas de porte de criança, ou bebês. Mas sua filha Barbara Millicent Robert gostava mesmo era das formas adultas das bonecas de papel.

bildlilliNuma viagem à Europa, Ruth Handler encontra a Bild Lilli, traz algumas bonecas e resolve fazer algo parecido nos Estados Unidos, e é neste dia à 56 anos atrás que estreava a boneca que até hoje é a mais vendida em todo mundo! Barbie! Ela recebeu este nome em homenagem à sua filha Barbara.

Photo Jeremy Stylist Susan Job 0845999A primeira Barbie vinha com rabo de cavalo, maiô preto e branco, mules pretos, e óculos escuros, seus olhos eram apenas preto e branco e batom vermelho. Ela era uma boneca básica e muitas roupas eram vendidas separadamente, para que assim as crianças pudessem escolher diferentes roupas e trocá-la, mantendo sempre o mesmo corpo. Este corpo foi mantido até 2000 quando deu surgimento ao corpo Belly Button que seguia a tendência do corpo mais atual, o qual a mulher não usa mais espartilho e tem cintura e quadris mais largos.

Essa boneca também teve várias réplicas feitas pela própria Mattel, pois é o sonho de todo colecionador ter uma. Como é muito rara e quando está em boas condições muito cara, quando a Barbie completou 35 anos foi feita a primeira réplica comemorativa entitulada 35th Anniversary. Esta da foto do topo é a minha. Depois em 2009 ao comemorar 50 anos, foi feita uma replica em Silkstone (material semelhante a porcelana porém mais forte), que é a segunda da foto do topo. Na mesma época foram lançadas bonecas do Tunel do Tempo uma de cada época trazendo novamente uma réplica da primeira Barbie.

A Barbie então foi seguindo todas as tendências de moda! Nos anos 60 ela recebeu uma cintura rotativa, possibilitando a boneca fazer o Twist’n’Turn (Rode e Vire), da cintura.

Na década de 70, Barbie tornou-se hippie! Mas claro com muita elegancia!

tnt

Já na década de 80 Barbie aderiu aos vestidos bufantes, cabelos encaracolados e é a melhor lembrança que nós temos da boneca!

Barbie Glamour 0007Logo começaram a surgir as Barbies Colecionáveis, voltadas para o público adulto que não tinha intenção de brincar com a boneca, mas apenas expor em displays.

As bonecas do mundo: Dolls of the World foram um sucesso, pois todos queriam te pelo menos uma boneca de seu país, logo já estavam colecionando.

dollsoftheworld80

Em 2002 chegou a pior notícia para o mundo cor-de-rosa! Ruth Handler falece aos 86 anos! Me lembro bem do dia que recebi a notícia, era meu último ano na faculdade de Comunicação Social, meu TCC – Barbie Collectibles, estávamos estudando toda história da Barbie quando em Abril tivemos a mais triste notícia! Ruth Handler nunca mais será esquecida pois foi a mulher que trouxe a inovação para o mundo das bonecas.

ruth-handler-2

Hoje duas Barbies são vendidas a cada segundo em uma parte do mundo.

20100901-Patty-151Para quem não sabe ou está chegando agora, sou colecionadora de Barbies, comecei quando tinha 7 anos, quando ganhei minha primeira Barbie – Barbie Ciclista. De lá para cá nunca parei, mesmo durante a adolescência comprava algumas Barbies. Em uma viagem à Suécia em 1997 trouxe uma Barbie Sereia – Mermaid Hair. Em 1999 conheci o mundo das Barbies Colecionáveis e fiquei encantada, minha primeira Barbie de coleção foi a Sleeping Beauty – Bela Adormecida. De 2000 – 2014 customizei mais de 500 Barbies. Incluindo a Barbie Brunete Fraccaroli Arquiteta, a Barbie Mulheres Ricas e a Barbie da Fernanda Venturini. Minha coleção pessoal hoje possui um acervo de quase 650 bonecas, em sua maioria Barbies. Tenho grande adoração pela Barbie desde criança. E acredite, fui a última das minhas amigas a ter Barbies! Mas também a última a deixá-la, o que nunca aconteceu. Foi a Barbie que me trouxe para o mundo da moda.

Pois sim! A Barbie também é uma fashionista nata! Olha só alguns dos estilistas que já trabalharam com a Barbie:

– Dior
– Givenchy
– Escada
– Louboutin
– Versace
– Juicy Couture
– Monique Lhuillier
– Vera Wang
– Bob Mackie
– Burberry
– Calvin Klein
– Hervé Léger
– Armani
– Kate Spade
– Nicole Miller
– Nolan Miller
– Oscar de la Renta
– Tim Gunn
– Karl Largefeld

designersbarbies
e muitos outros!!!

Previous Story
Next Story
  • Gabriela Goulart

    Nossa Patty, vivendo e aprendendo! Adoro aprender mais sobre a Barbie com suas fotos e seus posts. A Ruth era tão elegante que só podia dar nisso 🙂 descobri que a Barbie era fashionista no IG dela @barbiestyle e sempre babo nas roupas dela!

    • Patty

      Pois é! A Barbie é super fashionista! E cada vez vai ficado mais e mais! O IG BarbieStyle prova isso! E ainda mais as parcerias com estilistas e Barbies de coleção assinadas por estilistas também.

  • Camila Faria

    Essa primeira Barbie, inspirada na Bild Lilli é a coisa mais linda! Até eu queria ter uma. Demais a sua coleção Patty!

    • Patty

      Sim ela é linda! Mas é ainda mais rara que a Barbie a Bild Lilli. E ela era uma boneca para adultos, geralmente os namorados presenteavam as namoradas com ela.

  • Ellen Soares

    Uauuuuuu que show!!!! Sua coleção deve ser incrível! um sonhooo….ameiii… beijos linda!!!

    http://www.amigasevaidosas.com

    • Patty

      Obrigada Ellen!
      Bjs!

  • Anne Barros

    Oi Patty, amei saber mais sobre a Barbie.
    Não conhecia a história dela. Bjs gatona

    • Patty

      Obrigada Anne! Que bom que gostou!

  • danihofstadter

    Que lindo esse post, amei! Feliz aniversário pra nossa querida Barbie!

    • Patty

      Obrigada! sim feliz aniversário para ela!!!

  • My Shoes cria campanha inspirada na Barbie | Blog Patty.net.br

    […] de moda desde sua criação lá em 1959! E fora isso a própria Barbie para quem não leu a historinha dela aqui, também é cópia da boneca Bild Lilli! O negócio é se inspirar! Vamos nos inspirar e ser […]