Minha história com a Barbie

Barbie

Para quem está chegando agora no blog ou simplesmente não sabe da minha história de longa data com a Barbie, resolvi fazer este post para vocês me conhecerem um pouco mais. Vi que todo mundo gostou do post contando sobre a história da Barbie e muita gente ficou intrigada com a minha coleção! E o post recebeu recorde de 84 curtidas!

Sou colecionadora de Barbies. Minha primeira Barbie ganhei em 1987. Pronto já entreguei minha idade né? haha! Bom, é isso eu tinha 7 anos. Minhas amigas todas já tinham várias Barbies, inclusive importadas, e eu fui a última a ganhar uma Barbie, e para piorar a minha Barbie era a Barbie Ciclista, aquela das pernas moles e mais baixinha que as outras. Ela era assim:

Barbie Ciclista 0000

Mas eu acabei cortando o cabelo dela, pois achava que ela deveria ser empregada das Barbies mais poderosas! haha mas depois fizemos um rerooting (técnica de recolocação de cabelos e agora ela está assim:

Barbie Ciclista 0050

Só no ano seguinte, quando tive de ser submetida à uma cirurgia ganhei uma Barbie Noite de Gala e a Casa dos Sonhos por ter feito a tal cirurgia que eu temia muito. Depois disso todos os presentes tinham de ser Barbie ou Barbie-related!

Barbie Noite de Gala 0002 20051203-Dolls-234

Aos 15 anos encontrei uma Barbie de cabelos enormes que podiam ser “cortados” pois era só colocar um aplique. Lógico que eu nunca cortei. E ela continua assim bonita até hoje!

Cut and Style (Blond) 0005

Aos 17 anos fui para Suécia e lá também trouxe uma Barbie Sereira, com os cabelos mais lindos que já vi! Sim sou apaixonada por cabelão especialmente se forem loiros platinados!

Jewel Hair Mermaid 0021

Aos 19 anos conheci as Barbies Collectibles, eram Barbies belíssimas e também caras, juntei um dinheiro de mesadas e comprei minha primeira Barbie Collectible, era uma Sleeping Beauty. Na época eu era apaixonada pela cor Azul Allegro (era cor do meu carro, um Palio Azul Allegro um azul clarinho perolado). E todas as Barbies vestidas naquela cor me encantavam.

Barbie as Sleeping Beauty 0009

Logo comecei a participar de grupos internacionais de discussão, e pesquisar mais sobre a boneca na Internet. Descobri as bonecas OOAK (One Of A Kind) que eram bonecas únicas que as pessoas criavam pegando uma Barbie mais simples, faziam cabelo, refaziam o rosto, faziam outra roupa, acessórios e transformavam numa Barbie de coleção. Muitos vendiam suas obras de arte na eBay. Resolvi fazer algumas Barbies de azul allegro com o que sobrou na época do tecido da minha cortina. E gostei tanto da idéia que comecei a fazer mais algumas para vender para poder sustentar meu novo hobbie. Como minha avó era costureira, e minha tia também elas me ensinaram tudo, depois resolvi fazer um curso de Corte e Costura para me especializar ainda mais.

Allegro Blue #2 01 Allegro Blue #3 01

Allegro Blue 1_06 silver blue 02

Comecei a fazer muitas bonecas para vender, só vendia para os Estados Unidos porque aqui no Brasil ninguém dava valor a minha arte, e ainda falavam mal, agora sei que era tudo inveja de gente que não tinha capacidade de fazer. Mas me machucava muito quando eu descobria ou mesmo ouvia as pessoas falando. Vendi muitas bonecas para fora, chegam a ser mais de 400 bonecas que já vendi. Com esse dinheiro investi em minha coleção particular. Além de ter criado muitas OOAK para mim.

Allegro Blue 4 05 Nicole Oscar 2007 002

Christimas for Chrissy Cyr 001 Glamour Rose Noir 006

Em 2012 meu trabalho finalmente foi reconhecido pela Mattel do Brasil e meu grande amigo Carlos Keffer me chamou para fazer a boneca da Brunete Fraccaroli, arquiteta e colecionadora ávida de Barbies, no lançamento da Barbie Arquiteta. Foi muito legal, a Brunete é um amor de pessoa, tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente e depois ela veio a encomendar mais uma outra Barbie para ela, a Barbie Mulheres Ricas, que ela presenteou apenas celebridades e amigos mais chegados. No ano seguinte fui chamada novamente pela Mattel agora para homenagear a Fernanda Venturini, jogadora de voley, no lançamento das Barbies esportistas.

20110628-BruneteFraccaroli-045

SONY DSC

Infelizmente ninguém ficou sabendo que fui eu que fiz essas bonecas, pois não foi divulgado meu nome. Mas muitas pessoas me encontraram na internet, fazendo encomendas de bonecas personalizadas.  Mas nessa época eu já comecei a me chatear cada vez mais pois as encomendas que eu recebia começaram a se tornar um fardo, não era mais legal e prazeroso fazer as bonecas porque as pessoas não entendiam que algumas coisas não dava para serem feitas em tamanho de boneca, e outras precisavam ser alteradas. Afinal é tudo feito manualmente! Alterações em maquiagem por exemplo são muito complicadas de serem feitas porque não é uma máquina que faz, é à mão! E mexer num olho por exemplo queria dizer refazer todo o olho. E para piorar, da segunda vez pode ser que fique mais diferente ainda! Com isso somado à inveja de muitos colecionadores e comentários maldosos que chegavam aos meus ouvidos, resolvi parar de fazer pois até olhar minhas próprias bonecas começou a ficar ruim, não tinha mais gosto, e o amor passou a ser raiva. Não conseguia por um tempo olhar para cara das bonecas que jogava longe de raiva. E nem era delas! Eram das pessoas!
Ano passado resolvi finalizar minhas atividades e caso eu tenha vontade farei apenas para minha própria coleção. Sinto um alívio grande de ter finalizado e sei que hoje existem muitos outros artistas capazes de realizar o sonho das pessoas de se transformarem em bonecas.

Hoje tenho gosto de olhar as bonecas, tenho vontade de comprar novas bonecas para adicionar à coleção! Só falta a vontade de retirá-las da caixa que ainda não voltou. Compro e deixo elas como dizem na linguagem dos colecionadores NRFB (never removed from box) nunca retiradas de suas caixas.

Além de Barbies também coleciono outros tipos de Fashion Dolls (Bonecas de Moda, adultas e com roupas da moda), Tem as Fashion Royalty que são do tamanho da Barbie feitas pelo estilista Jason Wu, também coleciono bonecas um pouco maiores que a Barbie, as bonecas de 40cm de altura que chamo de “Moças” pois as Barbies são as “Meninas”. Essas são feitas pela empresta Tonner Doll Co. e são uma grande paixão para mim. Só vende lá fora, tem que importar, mas elas são incríveis. Tenho adoração por elas, e inclusive uma das bonecas chamada Daphne coleciono todas.

Abaixo uma Tonner Sydney Chase e ao lado uma Kyori Fashion Royalty, a Kyori tem o tamanho da Barbie, para poderem entender a comparação das bonecas Tonner como são bem maiores que a Barbie. Também dá para perceber que minha cor favorita voltou a ser o rosa!

20060124-Dolls-036

Abaixo uma foto de uma parte de minha coleção de bonecas Daphnes, essas são só do comecinho, hoje tenho mais de 40 bonecas Daphne. Todas tem o mesmo molde de rosto, um molde inspirado nos anos 40.

20060315-Dolls-085

Atualmente tenho mais de 600 bonecas, coleciono em parceria com minha sócia Dani, e postamos tudo no blog Back2Barbie. E também no Instagram @back2Barbie

Também tenho um projeto com nossas duas bonecas Mini-me Patty e Dani que viajam o mundo fazendo fotos! Pois é bem antes da Barbie Style passear por aí eu já fazia isso.

20130514-1219-Paris-CT-169 20130515-1537-Paris-CT-167

20130515-1019-Paris-CT-018 20130520-1331-Roma-iP-015

20130527-1333-Venezia-iP-038 20140129-115515-FascinosaS100-307

20141203-122029-Barcelona-203

20141123-171141-Barcelona-088

20141212-144347-Barcelona-258
Comecei esse projeto em 2009 com essa boneca, que customizei e levei ela numa grande viagem. Depois disso todo mundo começou a fazer este tipo de foto com suas Barbies, inclusive a Barbie Style! Já lancei uma moda. A segunda moda que lancei foi a das bonecas Mini-Me, que criei em 2011. Antes ninguém queria ser uma boneca, mas depois do imenso sucesso que fazem nossas Mini-Me viajando pelo mundo, está todo mundo seguindo esta nova tendência que lancei lá atrás!

2009.10.10-Paris-359

Bom por enquanto é isso, irei fazendo mais alguns posts sobre minha história com a Barbie e outras Fashion Dolls com o tempo espero que tenham gostado! Se ficou com vontade que saber mais agora, visita o nosso blog www.Back2Barbie.com lá postamos tudo o que fazemos no mundo cor-de-rosa. E no nosso IG Back2Barbie para ter uma overdose diária de Fashion Dolls.

Previous Story
Next Story
  • Gabriela Goulart

    Adorei esse post, ainda estou encucada pois na minha cabeça ocidental vc tinha tipo uns 20 anos! Todo asiático é assim? Tipo jovem pra sempre???? hahaha adorei muito sua história e achei muito legal você ter parado de customizar bonecas porque estava virando um fardo. Muita gente não quer largar mão das coisas achando que é obrigada a gostar daquilo pra sempre, mas você foi muito sábia em escolher o que queria fazer. Sua coleção deve ser ENORME hahaha e sem dúvida você é muito talentosa! Gente criticando sempre vai ter, né, fazer o que. Vou olhar seu outro blog 🙂 Beijos!

    gabigoulart.com

    • Patty

      Pois é Gabi, tenho mesmo cara e jeito de 20 e pouco ou até menos, já fui chamada para participar da turma Teen! Acho que sim viu a maioria dos asiáticos não aparenta a idade que tem.
      Sim parei pois os clientes começaram a implicar muito sendo que é uma arte não é uma coisa fácil. E também porque cansei de ouvir que algum fulano ou beltrano falou mal de mim sinceramente cansei disso e já estava ficando com raiva de quem dava a notícia e nem de quem falou mal. Simplesmente achei que o stress não valia a pena e o pior foi ficar com ódio das minhas próprias bonecas por conta de fofoca dos outros. Obrigada querida! Fico muito feliz mesmo pelos seus comentários!

      • Gabriela Goulart

        Pois é, imagina, uma coisa que vc gosta tanto ser destruída por gentinha!! Ainda bem que hoje vc não passa mais essas raivas 🙂 Que bom que vc gosta, eu sempre aprendo muito no seu blog!

        • Patty

          É triste, mas foi verdade, na época que começou a acontecer eu não estava preparada para tantas críticas. Hoje já sou macaca véia kkk e aprendi na marra como é. Aprendi que é por inveja, e vejo isso acontecendo com muita gente, até muitas blogueiras de sucesso. Não tem jeito quando a pessoa tem algum sucesso já vem os invejosos que não sabem fazer. Agora só faço para mim e quem não comprou na época perdeu!

  • blogmarianapaixao@hotmail.com

    Amigaaa, que post hein ? Tô apaixonada. Sério, você parece mesmo a Barbie haha, sua coleção é maravilhosa e vc está de parabéns <3 Beijos Beijos http://www.blogmarianapaixao.blogspot.com

    • Patty

      Obrigada Mariana. Fiquei feliz que você gostou do post e da minha coleção!

  • danihofstadter

    Muito lindo esse post, com todas essas fotos maravilhosas! Que bom que compartilhamos dessa mesma paixão por colecionar bonecas!

    • Patty

      Obrigada! Sim compartilhamos de uma paixão muito bela para com as nossas bonecas!

  • Léo Almeida

    Excelente Patty, você tem luz própria. Grande senso estético e de criatividade. Sucesso sempreeee!

    • Patty

      Obrigada querido Léo! Adorei sua visita aqui no meu blog. Que bom que vc acha que tenho grande senso estético! Fiquei muito feliz!!!

  • Cyh Rojas

    Patty meu Deus eu já admirava essa simpatia essa simplicidade, talento e seu modo de ser e de se comportar, mas agora tenho certeza que talento é pouco amiga, adorei a mini Patty *-* adorei as fotos e principalmente que História em nossa. Que absurdo não falarem e dar os devidos créditos a mídia quer apenas o que importa pra eles mesmo. Você é um gênio de muito cedo acreditou nos seus sonhos FANTÁSTICA E PONTO FINAL.

    http://leitorasprincesas.blogspot.com.br/

    • Patty

      Puxa querida Cyh, obrigada mesmo pela força! Fico super mega feliz de saber que vc me admira desta forma! Obrigada!!!
      Pois é, acontece mesmo essas coisas, mas a gente vai aprendendo com as lições da vida e seguindo em frente né.

  • Carus Mendes

    Oi Patty!

    Que legal essa sua relação com as Barbies e com as bonecas em geral. Eu pirava brincar com o furgão da Barbie, um rosa que virava tipo um caminhão, sabe? Que pena não tenho mais, minha mãe se desfez de tudo :/

    Adoraria ter uma com a minha cara, já pensou uma das Carus? heheheh

    Não deixa de fazer o que vc gosta, por causa de comentários maldosos amiga, faça por prazer como vc disse, ninguém sabe que por detrás de uma boneca tem tanto carinho envolvido.

    Beijinhos!!
    Carol

    • Patty

      Obrigada Carol! Fico muito feliz em ler seu comentário! Obrigada pelo apoio. Agora parei de fazer para vender e só faço bonecas para minha própria coleção assim fico mais tranquila e posso me dedicar a outras coisas também.

      Ah que pena que sua mãe desfez de todas, minha mãe também quis desfazer, mas não deixei! Ainda bem!

      É muito legal ter uma Mini-me! 😉

  • Adri Zettller

    Patty, um dia quero conhecer sua coleção <3
    Amei a sua história e fiquei fascinada com o fato que vc fazia bonecas personalizadas! e apaixonada por essa fotos das Barbies viajando!!! que máximo!!!!!!
    bjos Adri

    • Patty

      Obrigada Adri! vou postando mais aos poucos para você ficar conhecendo!