O que é Lomografia?

Fotografia

Para quem não conhece, a Lomografia veio da câmera fotográfica LOMO LC-A uma câmera de filme Russa que fez muito sucesso. E a Sociedade Lomografica da Austria resolveu recriar alguns modelos de câmeras vintage para serem usadas com filmes, e trazer para este mundo digital que hoje vivemos um pouco do que já foi a era do filme.

lomo_lc-a

São diversos modelos disponíveis que foram recriados e repaginados como os modelos Diana F+ uma câmera da década de 60 que fotografava apenas em filme de médio formato.

hp650_product_1_media_gallery diana cmyk_front_adrian_ps_1

Além de terem produzido uma versão nova da Diana, a Diana Mini que pode ser usada com filme comum de 35mm muito mais fácil de ser encontrado e revelado do que o filme de médio formato.

hp550_product_1_media_gallery hp550w_product_1_media_gallery large_3

Tem também os modelos da Holga que já faz em 35mm e também em médio formato.

holgacfn_front

Até a Instax é considerada uma câmera estilo Lomográfica.

A Lomografia sugere algumas regras:

1 – Leve sua câmera para todo lugar
2 – Use a toda hora – dia ou noite
3 – Lomografia não é uma interferência em sua vida, ela é parte dela
4 – Tente fotografar de todas as maneiras
5 – Se aproxime dos objetos, sua câmera lomografia deseja isso;
6 – Não pense
7 – Seja rápido
8 – Você não precisa saber de antemão o que fotografou
9 – Depois muito menos
10 – Não ligue para regra alguma

20141218-Diana120-002 20141218-Diana120-007

E tudo é feito com câmeras de filme! O que torna a brincadeira ainda mais divertida pois você não sabe o que está fotografando até revelar seu filme!

Sobrepor uma foto sobre a outra, luz vazada no filme, tudo isso é normal e faz parte da Lomografia!

20141218-Diana120-014 20141218-Diana120-009

Hoje ainda temos várias opções para Revelar o Filme!

1 – Somente Revelar o Filme – assim você só fica com o rolo de filme revelado e se quiser fazer cópias depois poderá, ou se você tiver um scanner de filme em sua casa.

2 – Revelar e Escanear o Filme – desta maneira você terá uma cópia digital que poderá ser impressa em tamanho 10×15.

3 – Revelar e Imprimir as fotos – como antigamente, você mandava revelar e também já pede para imprimir as fotos, assim terá cópias em papel.

Filmes:

Eles são um grande detalhe, e fazem muito mais que sua câmera lomográfica! Primeiramente para as Lomos existem 2 tipos: 35mm e 120mm. O filme de 35mm é aquele tradicional que costumávamos comprar até em banca de jornal, hoje já é um pouco difícil encontrá-lo. Já o filme de 120mm é considerado médio formato, pois ele é maior e também produz uma imagem melhor porém não é o caso da Lomo, que não se preocupa muito com qualidade de imagem. Esse filme faz 12 ou 16 poses e geralmente é bem mais caro e bem mais difícil encontrar o filme e para revelar também é difícil.

bundle1_1

E também existem vários tipos de filmes feitos pela Sociedade Lomográfica que dão efeitos diferentes á suas fotos como o Red Scale que deixa um tom avermelhado. Tem Turquesa, Roxo, Preto e Branco com os mais diversos tons de cinza!

Na Lomografia você fica bem à vontade para fotografar tudo e todos do jeito que quiser sem se preocupar muito com regras, cores ou qualidade! Tudo fica com um ar vintage, lembra daquelas fotos da infância? Pois é, é esse o estilo. Fotografe tudo o que quiser e do jeito que quiser e seja feliz!

20141219-DianaF-015 20141219-DianaF-010

20141219-DianaF-008 20141218-Diana120-005

20141016-DianaMini-033 20141016-DianaMini-024

Veja aqui como me apaixonei pela Lomografia.

Quer saber mais sobre Lomografia, visite o site oficial: www.lomography.com.br

Previous Story
Next Story
  • danihofstadter

    Adooooro!! Faz tempo que não tiramos, mas logo a gente se anima novamente. Minhas Diana Mini estão esperando!

    • Patty

      Pois é precisamos usar mais!

  • Camila Faria

    Eu tenho uma Diana Mini e amo!!! Muito divertido fotografar com filme, adoro!

    • Patty

      Que legal que vc tem uma Diana Mini Camila! Tem que usar e postar lá no seu blog pra gente ver!

  • Gabriela Goulart

    Que bacana esse post Patty, vou dar uma olhada no post que vc deixou o link no fim. Fiquei sabendo o que era lomografia justamente por essas 10 regras que vi reportagem na revista superinteressante. Ai tinha cada regra e várias fotos bem legais! Na época me interessei muito, até quis uma Diana se não me engano, do White Stripes, preta e vermelha. Adoro, seria legal se os filmes ainda fossem populares né? Beijos!

    • Patty

      Oi Gabi! Que legal que vc queria até a Diana do White Stripes! Ela vem com um Ring Flash. Mas o único problema dela é que ela usa filme médio formato que é bem difícil de encontrar e mais difícil ainda arranjar lugar para revelar, a vantagem dela é que ela tem vários acessórios como lentes e também um back para filme comum. Só que o preço é bem caro desses acessórios aqui no Brasil. Para quem está começando recomendo uma Diana Mini que é mais fácil de manusear, é bem menor e usa filme comum de 35mm.
      Bjs!!

      • Gabriela Goulart

        Obrigada pelas dicas Patty! Eu leiga pensei que era igual a todas as outras hahaha! Mas é uma graça!

        • Patty

          Ah magina! Que bom que pude ajudar. Então é bom ficar de olho pois muita gente compra a Diana e não sabe que filme que usa depois descobre a dificuldade em encontrar o filme e mais ainda para revelar e acaba desistindo da Lomografia. Por isso sempre aconselho a Mini. Ela é um pouco mais cara mas isso depois compensa pelo fato dela usar filme de 35mm. Hehe!
          Bjos!