Shy’m

Etc...

Os poucos que ja andaram de carro comigo já sabem que não se toca outra coisa… Shy’m! Desde 2013 simplesmente não consigo ouvir outro tipo de música ou outras cantoras, não dá, todas as outras músicas ficaram chatas. Mesmo tentando ouvir sempre penso em trocar para uma música da Shy’m.

Minha paixão pela cantora francesa Shy’m começou enquanto me preparava para segunda viagem à França em 2013, estava estudando Francês e sempre que vou viajar para um país diferente gosto de fazer uma imersão na cultura e costumes daquele país, no caso da França foi fácil pois já amo e tudo que se trata de França é fácil de ser incorporado. E durante as aulas pensei em ouvir algumas músicas em francês para poder ajudar, lembrava que na adolescência eu aprendia muito inglês com músicas, e logo pensei que seria fácil fazer o mesmo com o francês! haha! Que inocente…

Então depois da aula voltei para casa pensando nisso e como eu só curto cantoras, não curto voz de homem, coloquei no Google: Cantora Francesa. E a primeira coisa que ele posta: Cantora Francesa Shy’m cria polêmica com vestido transparente. Pronto! Já adorei! Francesa, vestido, moda, polêmica… fui ver o bendito vestido, do estilista Franck Sorbier, que por sinal ela adora.

Shym-NRJ-Music-Awards-2012

Bem pensei que legal essa Cantora, deixo ver as músicas dela, coloquei no YouTube e a primeira música que ouço é o clip de Et Alors! (E Então!). Reunia tudo que gosto, uma música mais Pop, Moda, e Paris! E ela fala do Franck Sorbier na música também.

Continuei ouvindo as músicas e a coisa ainda foi ficando melhor! Ela cantava muitas músicas R&B, que também curto (as internacionais apenas), uma coisa meio Pussycat Dolls, meio Jennifer Lopez. Até que encontrei uma das minhas primeiras favoritas – Je Suis Moi (Eu sou eu), e me identifiquei na hora.

O nome verdadeiro da Shy’m é Tamara Marthe, ela nasceu em 28 de Novembro de 1985, sua mãe é francesa e seu pai de Martinique. Ela cresceu em meio ao Zouk e R&B, e sempre quis fazer dança, também começou a fazer algumas gravações até que o Rapper K’Maro a descobriu, e a batizou de Shy’m por ela ser muito tímida e o M vem de Martinique.

be-yourself-and-love-shym

Em 2006 ela lançou seu primeiro álbum: Mes Fantasies com toque bem R&B , o primeiro Single: Femme de Couleur alcançou o Quinto Lugar nas paradas Francesas. Mas foi com Victoire que Shy’m chegou ao topo nas paradas!

O segundo álbum de 2008 Reflets veio com um toque R&B mas também com muito Pop e também um toque mais dance. Nele sim tem a música que mais amo da Shy’m – La Premiere Fois:

Em 2010 vem o terceiro álbum Prende l’Air, com referências mais Tecno Pop, Tecno Dance.
Já em 2011, Shy’m entra para o programa Dance Avec Les Stars (Dançando com as estrelas), e faz par com o dançarino profissional Maxime Dereymez, e eles ganham o programa!

Em 2012 vem o álbum Caméléon, quando ela abandona de vez o R&B passando a um ritmo mais dançante.

Em 2014 o mais recente lançamento: Solitaire, com músicas mais dançantes e pop.

O mais novo single é On s’em va:

Acordo todos os dias com esta música na cabeça! Ela não sai!

keep-calm-and-love-shym-64

E para terminar, com o lançamento do último álbum, ela está em turnê pela Europa! Que termina em 17 e 18 de Novembro em Paris. Poxa… queria tanto estar lá!

Não sou muito de ir em Shows, não gosto da muvuca, mas nesse eu iria e ainda cantaria todas as músicas hahah! No meu afro-francês! hahah!

Curtiu a Shy’m? Então visita lá o canal dela no Youtube para poder ouvir todas as músicas! 

Shym+PNG

Previous Story
Next Story
  • Gabriela Goulart

    Nossa Patty, adorei a Shy’m! Amo uma boa música pop e ultimamente estou muito interessada pela cultura francesa e tudo mais! A-D-O-R-E-I On se’n va e também Et Alors! Como vc pode ver gostei mais das mais animadinhas haha porém achei todos os clipes que vc colocou no post encantadores! Muito criativos, adoro! Vou procurar mais dela pra ouvir! Obrigada pela dica, beijos!!

    • Patty

      Que bom que gostou da Shy´m Gabi!! Também gosto das animadinhas, mas todas são ótimas! Dá uma olhada no Youtube dela que tem todas as músicas. Eu acabei comprando os álbuns pelo iTunes.

  • kefernanda

    Muito diferente .. Não conhecia mas gostei do som … Amore te convido a passar no blog qdo puder estou participando de um concurso e ficaria muito feliz com seu comentario , beijão .

    • Patty

      Que bom que gostou Ke!

  • danihofstadter

    Também adoro a Shy’m (culpa sua!) e gosto bastante do estilo R&B dela. Mas todas as músicas são boas! Um dia a gente vai vê-la ao vivo em Paris sim!
    E, como você sabe, minha all-time favorite dela é “Oublie-Moi”. 🙂

    • Patty

      Ah eu sei! hehe ainda bem que você gosta, acaba gostando depois de tanto ouvir!!

  • Tendência: Strappy Bra (sutiã com tiras) | Blog Patty.net.br

    […] do Stappy Bra foi com minha cantora favorita – Shy’m para quem não conhece tem post aqui sobre ela. Aliás como não ia pensar nela eu ouço este álbum todos os dias, é a capa do álbum […]

  • Novo Clip da Shy’m: Silhouettes | Blog Patty.net.br

    […] Se você não conhece a Shy’m dá uma olhada nesse post. […]