Design de Calçados

Moda

A alguns anos atrás, apaixonada por calçados, decidi fazer uma especialização em Design de Calçados. Fiz o curso na Faculdade Santa Marcelina que é top em quesito Moda! Alexandre Herchcovitch é formado lá.

Infelizmente verifiquei e o curso de Design de Calçados não é mais ministrado, o que é uma pena, pois era muito bom. O professor era o Guto Marinho. Durante o curso que tinha duração de 3 meses sendo que era ministrado uma vez por semana, aprendemos rapidamente a anatomia do pé, as curvaturas, e a desenhar o sapato propriamente dito.

Alguns tipos de calçados:

20150218-Sapatos-006

20150218-Sapatos-002

Fizemos vários desenhos treinando perspectiva do calçado, pintura.

20150218-Sapatos-004

20150218-Sapatos-003

Estilos diferentes de calçados…

20150218-Sapatos-005

Agora para construir o calçado, a vista explodida, com todas as partes necessárias para construção do seu calçado!

20150218-Sapatos-001

componentes_formasNo final do curso você tinha de fazer uma coleção com pelo menos 3 designs diferentes, um modelo esporte, um modelo casual e um modelo festa. Todos deveriam ser parte de uma mesma coleção. E depois você devia escolher um dos designs, comprar uma forma de sapato como esta, e comprar todos os materiais necessários, couros, salto, enfim tudo o que você usaria para montá-lo.

A forma do calçado que é a parte mais difícil de achar, pois só fábricas as tem, e para produzir uma sob encomenda é caríssimo! Mas próximo ao Gasometro em São Paulo, existem algumas lojas que vendem formas usadas, e se você for lá e procurar poderá encontrar uma do seu tamanho. Mas não vá esperando encontrar formas limpinhas e novinhas como estas! Provavelmente encontrará formas sujas e riscadas. Mas não faz mal, não se preocupe, porque depois de lavar, você mesma vai acabar riscando mais ainda ela na hora de cortar! E o sapateiro também vai riscar mais um pouco pois ele irá cortar o couro ou outros materiais todos sobre a sua forma!

Não esqueça de comprar também um salto que encaixe na altura da forma que comprou! Pois não é possível modificar a altura da forma, só a altura do salto se for muito mais alto que a forma o sapateiro poderá cortar um pouco caso seja possível. Todo esse material eu encontrei também na região do Gasometro.

Depois de comprada a forma, você precisa desenhar em cima dela! Para isso é preciso colar fita crepe ao redor dela todinha para poder fazer o design. Colar umas duas camadas! Daí é só desenhar em cima da fita crepe, depois recortar com estilete, essas faixas que você vai entregar para o sapateiro montar seu calçado exatamente como você fez no molde. É um desafio pois é feito em 3D! Mas é muito interessante entender onde o sapato pega ou não em seu pé.

Feito as partes das tiras, é só levar tudo (Forma, desenho, salto, partes) para seu sapateiro e finalizar a sua construção.
Esta foi a minha coleção, bem inspirada em Barbie, claro, e depois minha sandália finalizada, fiz na Sapataria Fascinante.

curso_sapatos_12

curso_sapatos_13

Não é que agora deu vontade de fazer mais sapatos! É muita emoção ver o design do seu sapato pronto e poder usá-lo!

Espero que tenham gostado do post, era antigo, mas estava conversando com minha prima sobre customizar sapatos e acabei lembrando que eu sabia fazer sapatos! E resolvi fazer este post.

Previous Story
Next Story
  • danihofstadter

    Que bacana que você sabe fazer calçados, é muito interessante. E acho que você deveria sim fazer mais, pois esse do post ficou divino! Parabéns!

    • Patty

      Que bom que gostou, obrigada!! É estou com vontade de fazer mais calçados.

  • Ralph

    Amei vc e dez,tem algum livro que vc me endica

    • Patty Lye

      Obrigada, que bom que você gostou! Infelizmente no momento não tenho nenhum livro para indicar…