Review: Nikomat 1967

Fotografia

Essa Nikomat tem história! Foi trazida para o Brasil por meu tio Ryoji em 1968 quando ele fez uma viagem ao Japão e retornou com ela. Uma original Nikomat produzida em 1967. A camera ficou… mas ele se foi em Junho de 1987.

Já a muito tempo ela estava guardada e desde que ganhei, alguns anos nunca tive curiosidade de mexer já que estava toda empoeirada, suja, com bolor e para terminar, era de filme! Até que descobri a Lomografia e resolvi arriscar.

Limpei toda a câmera, tirei todo o bolor que deu e ela ficou assim!

20141024-Nikomat-003

 

É uma câmera bem bonita, e limpinha dá até gosto de fotografar. Inclusive vi uma igual à venda mas estava bem mais podre, e com ferrugem e estavam pedindo R$350,00

 

 

20141024-Nikomat-002

 

Mas ainda não tinha coragem de colocar um filme novinho, então achei uma outra câmera com filme ainda, acredito que devia ter uns 10 anos aquele filme! E só 3 fotos haviam sido feitas, então me tranquei num lugar bem escuro e rebobinei o filme, pare colocar na Nikomat e testar.

20141024-Nikomat-004

 

Troquei a bateria do fotometro mas não funcionou. Uma pena, pode ser que esteja com bolor em algum lugar lá dentro onde não pude ver.

 

 

 

20141024-Nikomat-005

 

Com uma abertura de 1.4F achei que as fotos ficariam bem claras! Então saí para fotografar. Tive de usar o fotômetro para cada foto, pois o interno não estava funcionando.

Tudo nessa câmera é manual, o foco também, mas o sistema é diferente e achei muito mais fácil fazer o foco manual nela do que nas digitais atuais!

Mas é uma bela câmera para se ter na coleção. Agora estou louca por uma Canon do mesmo estilo.

Em breve o post com as fotos do primeiro filme dela.

Previous Story
Next Story
  • danicomdianamini

    Que legal! Uma ótima lembrança do seu tio, uma relíquia para ser guardada com muito carinho.